Direito de Família na Mídia
Irã pode autorizar homem trans a se casar
14/09/2009 Fonte: Athos GLSO Irã pode autorizar um casamento entre um homem trans e uma mulher. Esse seria o primeiro caso no país.
A mulher, conhecida como Shadhayegh, disse à Vara de Família de Teerã que gostaria de se casar com Ardashir, seu melhor amigo da escola, que recentemente passou pela cirurgia de redesignação genital para o gênero masculino.
A lei iraniana exige a permissão do pai da noiva para aprovar um casamento. O pai de Shadhayegh havia se recusado a princípio, por medo de uma possível humilhação social, mas disse que permitirá a união se um exame médico provar que o relacionamento será equivalente ao de um casal masculino-feminino.
Apesar da homossexualidade ser ilegal do Irã, a história é muito diferente para com as pessoas trans. A lei islâmica reconhece a transexualidade e o país hoje tem a segunda maior taxa de cirurgias de redesignação genital, depois da Tailândia.
Em seu depoimento à corte, Shadhayegh disse que ela e Adashir estavam juntos desde a adolescência. Ele passou pela cirurgia após os dois terem terminado a faculdade.