Direito de Família na Mídia
TJMG - BH recebe prêmio por conciliação
05/08/2008 Fonte: TJMGNesta quarta-feira, 6 de agosto, a comarca de Belo Horizonte vai ser homenageada pelos resultados obtidos na 2ª Semana Nacional da Conciliação, realizada no final do ano passado. A capital mineira ficou em 1º lugar no número de atendimentos: mais de 10 mil pessoas procuraram os postos de conciliação montados em vários pontos da cidade. Também a Central de Precatórios do Tribunal de Justiça de Minas Gerais recebe homenagem pela soma de valores acordados. Foram mais de 25 milhões nos 100% de acordos realizados. A solenidade de premiação vai ser realizada às 17h no auditório do anexo I do TJMG, que fica na rua Goiás, 229.
A homenagem à comarca de Belo Horizonte envolve todos os segmentos: Justiça Comum, Juizado Especial e Juizados de Conciliação. Da programação, constam a entrega da Medalha da Inconfidência ao juiz federal, Sérgio Renato Tejada Garcia e uma homenagem especial ao ex-presidente do TJ, desembargador Márcio Aristeu Monteiro de Barros, representando os conciliadores e o trabalho voluntário.
Haverá ainda entrega do prêmio à vencedora do Concurso Interno de Frases sobre a Conciliação e menção honrosa aos outros vencedores. Já receberam a premiação as comarcas de Curvelo, no dia 18 de julho, pelo melhor desempenho entre as comarcas de 2ª Entrância; Governador Valadares, no último dia 24, destaque de Entrância Especial; e Monte Santo de Minas pelo melhor resultado obtido entre as comarcas de 1ª Entrância, no dia 1º de agosto.
Na 2ª Semana Nacional da Conciliação, promovida de 3 a 7 de dezembro de 2007, participaram 186 comarcas mineiras. No período, foram agendadas mais de 26 mil audiências.
Semana 2008
A Semana da Conciliação de 2008 vai ser realizada de 1º a 5 de dezembro. De acordo com presidente da Comissão Temporária Especial, incumbida de planejar a Semana da Conciliação de 2008, juiz André Leite Praça, o evento já começou a ser planejado e as expectativas são as melhores.
Destacando a frase vencedora do concurso interno, da servidora do Cartório de Feitos Especiais do Tribunal de Justiça, Luana Hofman de Barros, o presidente Orlando Carvalho ressaltou que "Conciliação: é conversando que a gente se entende" traduz bem o jeito mineiro de ser. "Essa frase não deixa a menor dúvida: conciliar é algo simples; combina com o nosso jeito de mineiro, adepto de uma boa convivência e de uma ótima amizade. Bastam apenas uns dedos de prosa e o coração aberto!", concluiu.