Direito de Família na Mídia
Novelas ajudam a reduzir taxa de natalidade no Brasil
22/04/2008 Fonte: Ascom com informações Veja on line
Segundo matéria veiculada dia 17/04/08, no site Veja on line, as telenovelas têm cooperado para derrubar as taxas de natalidade no Brasil. O fenômeno é provocado pelos novos padrões familiares abordados nas tramas.
Esta conclusão foi baseada em um estudo realizado no Centro de Pesquisas para Política Econômica da Grã-Bretanha. Os pesquisadores apontam que as famílias pouco numerosas das telenovelas exerceriam influência sobre os espectadores - e as espectadoras, em especial.
Um exemplo disso foi a análise do conteúdo de 115 novelas transmitidas entre 1965 e 1999 pela TV Globo - maior fábrica de tramas do país -, onde descobriu-se que 72% das personagens femininas com idade de até 50 anos não tinham filhos. Essa influência diária, incentivaria a geração de menos filhos por casal ou nenhum filho. Foi descoberto que as mulheres que vivem em áreas cobertas pelo sinal da Rede Globo apresentaram taxa de fertilidade muito menor. As novelas mexicanas e importadas transmitidas por outros canais não causaram impacto na fertilidade.
No site Veja on line também foi apontado outro fenômeno sugerido pelos pesquisadores, diz respeito à classe social das espectadoras. Eles afirmam que a influência das telenovelas no comportamento das mulheres é inversamente proporcional a seu nível sócio-econômico.
Para os estudiosos, o impacto das telenovelas na população pode ter implicações importantes para os governos na elaboração de políticas públicas.
O trabalho afirma que os programas direcionados para a população local têm potencial para atingir um número enorme de pessoas a um custo muito baixo. Os pesquisadores sugerem que questões como a educação infantil, a Aids e os direitos das minorias podem ser levantadas em programas de televisão para alertar a população.