Direito de Família na Mídia
Justiça manda soltar casal que tentou adoção ilegal
10/03/2008 Fonte: Diário de S.PauloA Justiça de Taubaté, a 128 quilômetros da capital, mandou soltar nesta sexta-feira o casal preso ao tentar adotar ilegalmente uma criança recém-nascida. Edna Ferreira da Silva, de 40 anos, estava detida na Cadeia Pública de Pindamonhangaba (140 quilômetros de São Paulo) e Antonio Antunes de Andrade Filho, de 45, estava no Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade. Eles foram presos em flagrante, na última na quarta-feira, quando receberiam o bebê dos braços da mãe biológica, Adriana Aparecida Alves, de 29 anos.
O casal responderá pelo crime de comunicar parto alheio como próprio, pois a mãe biológica foi internada na maternidade usando os documentos de Edna. Adriana será processada por falsidade ideológica.
Edna e Antonio têm um filho de 5 anos. Como a mulher é diabética, não conseguiu mais engravidar. O sonho do casal era ter uma menina. Conheceram Adriana por intermédio de uma amiga e concordaram em ficar com o bebê. A mãe biológica tem outras cinco crianças e não teria condições de cuidar de mais uma.
Para facilitar a "adoção", trocaram a identidade das mães. Adriana, no entanto, se arrependeu. Ao contar o caso para uma pessoa, no hospital, esta contou para outra, que avisou a Polícia Civil.
A recém-nascida está sob a guarda do Conselho Tutelar.