Direito de Família na Mídia
UNICEF lança o relatório Progresso para as crianças
11/12/2007 Fonte: ANDIO Brasil está avançando no sentido de cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, quando são analisados os indicadores referentes à população infanto-juvenil. É o que mostram os dados do relatório Progresso para as crianças: Uma análise estatística de Um mundo para as crianças, lançado hoje (10/12) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O documento é o sexto número de uma série de relatórios nessa linha publicados pelo órgão das Nações Unidas desde 2004.
Progresso para as crianças traz dados sobre 197 países. O Brasil é mostrado em condições favoráveis em áreas como combate à desnutrição e à mortalidade infantil, redução da desigualdade entre os sexos, combate ao HIV/Aids e acesso à água potável. Veja as informações do País sobre cada ODM abaixo:
- Objetivo 1: Erradicar a extrema pobreza e a fome - uma das metas relacionadas a esse ODM é a redução da prevalência de baixo peso entre menores de 5 anos. Nesse ponto o Brasil conseguiu baixar o índice 2,9% ao ano no período 1990-2006. Atualmente a taxa está em 4,6%, conforme os dados oficiais do IBGE.
- Objetivo 2: Atingir o ensino básico universal - um dos objetivos onde o Brasil apresenta o melhor quadro, com taxa de atendimento na educação primária de 97,6%.
- Objetivo 3: Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres - o País é bem sucedido sob o ponto de vista da educação primária, pois mantém na escola 97,5% dos meninos e 97,8% das meninas.
- Objetivo 4: Reduzir a mortalidade infantil - No que se refere à mortalidade de menores de cinco anos, o País está no caminho de cumprir o ODM, mas ainda tem muitos desafios à frente. Atualmente a taxa é de 29,9 mortes por mil nascidos vivos. Para cumprir a meta é necessário reduzir o índice para 19 por mil.
- Objetivo 5: Melhorar a saúde materna - Segundo o relatório do Unicef, o progresso do Brasil no cuidado às gestantes pode ser considerado moderado. A taxa de mortalidade é de 110 óbitos de mulheres por 100 mil nascimentos. O risco de morte é de uma a cada 370 gestantes.
- Objetivo 6: Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças - O relatório do Unicef cita que o Brasil fornece tratamento para 95% das crianças com HIV (estimadas em nove mil). Também está entre os únicos sete países que oferecem tratamento anti-retroviral para mais de 40% das gestantes soropositivas, para que seus bebês não sejam infectados via transmissão vertical (ao lado de Botswana, Tailândia, Rússia, Argentina, Ucrânia e Jamaica). Aqui, 48% das gestantes infectadas são atendidas.
- Objetivo 7: Garantir a sustentabilidade ambiental - uma das metas desse objetivo é reduzir pela metade a quantidade de pessoas sem acesso à água potável e saneamento básico. No primeiro ponto o relatório do Unicef considera que o Brasil está avançando, pois 96% da população urbana e 57% da população rural consume água de qualidade. No saneamento básico os esforços brasileiros são considerados insuficientes, já que 83% dos habitantes das cidades têm acesso a este serviço, mas o mesmo está disponível para apenas 37% dos residentes do campo.
Dados globais
No contexto global, Progresso para as crianças revela que o número de meninos e meninas com idade para o Ensino Fundamental que não estão na escola caiu de 115 milhões para 93 milhões, em todo o mundo, desde 2002.
Entre outros dados importantes que comprovam avanços, o relatório mostra que, entre 1996 e 2000, as taxas de aleitamento materno exclusivo (uma prática que tem o potencial de evitar 13% de todas as mortes de menores de 5 anos nos países em desenvolvimento) aumentaram em muitas nações. Em sete países da África houve um aumento de 20%.
O relatório, na íntegra, em inglês ou espanhol, está disponível no site www.unicef.org