Direito de Família na Mídia
Justiça itinerante faz mais de 900 casamentos de graça em Dourados
23/10/2018 Fonte: Dourados AgoraMais de 900 casais realizaram o sonho de oficializar o matrimônio em Dourados por meio do Programa Justiça Itinerante, que oferece o serviço de forma gratuita.
Com as taxas cartorárias cada vez mais altas, a oportunidade de se casar a custo zero é a oportunidade que muitos casais estavam esperando. É o caso da zeladora Lilian Mara Sorilha Sarmento e do motorista Eduardo Silva Batista.
O casal aguardava pela chance desde 2010 quando resolveram morar juntos. "As taxas de cartório estão variando entre R$ 500 e R$ 800, investimentos que não podemos fazer. É por isso que quando fiquei sabendo da Justiça Itinerante, fiquei muito feliz porque vi ali a oportunidade de realizar um sonho antigo", contou Lílian, a 10 minutos antes de se casar na tarde de ontem.
Segundo ela, todo o processo foi feito de maneira muito simples. "A documentação é simples e a oficialização ocorre de maneira rápida", conta.
Para Lílian o casamento traduz um sentimento que ela carrega consigo. "O matrimônio é o simbolismo do amor e da formação de uma família. Agora de papel passado, a expectativa é de uma vida repleta de felicidade. Me sinto realizada e completa com o meu marido e minha filhinha", destacou.
De acordo com a analista Judiciária, do Justiça Itinerante, Geizebel Mariano da Rocha, ao todo o programa realizou 922 casamentos de janeiro até ontem. Somados aos demais serviços, os atendimentos chegam a 1028 em 10 meses em Dourados.
O ônibus com a equipe de conciliadores percorre oito bairros de Dourados e atende três vezes por semana até dezembro. Os atendimentos são sempre das 13h às 17h30. Hoje, a equipe estará no Centro de Educação Infantil (Ceim) do Jardim Guaicurus.
Agendamentos
Para oficializar o casamento, os interessados devem procurar o ônibus da Justiça Itinerante munidos de documentos pessoais. Podem agendar ou casarem na hora. No caso de solteiros os documentos necessários são: cópias de documentos pessoais (RG, CPF), certidão de nascimento, comprovante de residência e duas testemunhas munidas de documentos pessoais originais.
Para divorciados, os interessados em casar devem levar documentos pessoais, cópia de casamento averbada com o divórcio, comprovante de residência, certidão de nascimento de filhos em comum (se houver), cópias de documentos de bens adquiridos pelo casal e duas testemunhas. Para divorciados são necessários os documentos pessoais, além de certidão de óbito do antigo conjugue e cópias de eventuais bens de partilha. Mais informações pelo telefone: 3902-1003.