Direito de Família na Mídia
Seminário na Câmara vai discutir envelhecimento da população LGBT
05/06/2018 Fonte: Agência Câmara NotíciasO 15º Seminário LGBT do Congresso Nacional reúne na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (6), um grupo de estudiosos e especialistas de variados campos acadêmicos para discutir o envelhecimento da população LGBT e os desafios relacionados a essa etapa da vida. O tema coincide com a promulgação da Lei 13.646/18, que declara 2018 o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.
Com o tema “O tempo de nossas vidas – Saúde, Bem-estar, Envelhecimento e Morte na Perspectiva da Comunidade LGBT”, essa edição do seminário levantará questões importantes relacionadas a segurança pública, saúde, assistência social e psicológica, moradia, cultura, entre outros.
O seminário tem coordenação-geral do deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), com apoio dos deputados Erika Kokay (PT-DF), Danilo Cabral (PSB-PE), Glauber Braga (Psol-RJ), Alice Portugal (PCdoB-BA), Edmilson Rodrigues (Psol-PA), Luiz Couto (PT-PB), Janete Capiberibe (PSB-AP), Angelim (PT-AC), Luiza Erundina (Psol-SP), além dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Lídice da Matta (PSB-BA) e Marta Suplicy (MDB-SP) em conjunto com as comissões de Seguridade Social e Família, Legislação Participativa, Direitos Humanos e Minorias, de Cultura e de Educação (todas da Câmara dos Deputados), e de Assuntos Sociais e Direitos Humanos (do Senado Federal).
Um dos apoiadores do evento, o deputado Edmilson Rodrigues destaca que a função do Congresso é garantir que os direitos e as leis para a comunidade LGBT andem juntos.
"A função social do Parlamento é produzir leis para que direitos e leis sejam harmônicos, porque muitas vezes o que é lei é a negação do direito. E quando a lei nega o direito, você nega também a possibilidade de as pessoas que têm o direito negado exercerem plenamente a cidadania."