Direito de Família na Mídia
Paternidade consciente pode proteger jovens
23/01/2007 Fonte: Correi do PovoCom base em pesquisas que apontam a ausência do pai na educação como fator de predisposição dos jovens ao crime, a ONG Brasil Sem Grades lançou ontem, na Capital, a campanha Escola do Crime. A intenção da instituição, fundada em 2002, é mobilizar a sociedade e estimular um novo conceito de planejamento familiar - a paternidade consciente. O vídeo da campanha, intitulado 'Brasil Sem Grades É Brasil de Pais de Verdade', será veiculado na TV até fevereiro. A gravação indica que, quando o pai falha na educação, a 'escola do crime' assume o espaço.
O presidente da ONG, Luiz Fernando Oderich, explicou que a ausência dos pais na formação é, na maioria das vezes, fator gerador de violência. 'Nesses casos, é grande a possibilidade de delinqüência juvenil, transgressão das leis, uso de drogas e evasão escolar', comentou.
Segundo pesquisa coordenada pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), um terço dos jovens infratores não conviveu com o pai na infância. Conforme levantamento divulgado no fim do ano passado pelo Unicef, 16 crianças e adolescentes são assassinados por dia no Brasil.
De acordo com Oderich, que teve o filho Max assassinado há quatro anos, aos 26, a falta do pai aumenta em 19 vezes a possibilidade de um jovem se tornar delinqüente. 'Com a campanha, queremos pedir que os pais só coloquem um filho no mundo quando houver planejamento e possibilidade', enfatizou o empresário.