Direito de Família na Mídia
Delegacia da Mulher disponibiliza atendimento especial da Defensoria Pública do AM
19/08/2016 Fonte: Correio da AmazôniaDurante a semana da campanha nacional “Justiça pela Paz em Casa”, voltada ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) leva ação itinerante do projeto “Defensoria nos Bairros” à Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no Parque Dez, com atendimento para questões da área de Família e Registros Públicos, hoje, quinta-feira (18) e amanhã, sexta-feira (19), das 08h00 às 14h00.
Demandas como divórcio, dissolução e/ou reconhecimento de união estável, pensão alimentícia, investigação de paternidade, guarda de crianças e adolescente, inventário, partilha de bens e retificação de registro civil estão entre as que serão atendidas pela Defensoria Pública na ação da Delegacia da Mulher. De acordo com a coordenadora do projeto “Defensoria nos Bairros”, defensora pública Caroline Braz, muitas destas questões são causas de conflitos que fomentam a violência doméstica e, por isso, a Defensoria quer ampliar o apoio jurídico para solucioná-las.
Para o atendimento, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG e CPF, comprovante de residência e todos os demais documentos, caso haja, relacionados com a demanda.
Mutirão Maria da Penha – Além do atendimento itinerante, a Defensoria Pública também participa da campanha nacional “Justiça pela Paz em Casa” através de mutirões promovidos pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para julgamento de 1.500 processos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Dez defensores públicos estão atuando nas audiências de instrução e julgamento que acontecem entre os dias 15 e 19 de agosto no 1° e 2° Juizados Maria da Penha, localizados nas zonas leste e sul de Manaus, respectivamente. O mutirão também está programado para continuar entre os dias 22 e 26 de agosto.