Direito de Família na Mídia
A criminalização das mulheres no Brasil
30/05/2016 Fonte: TV JustiçaA doutora em Direito, Thaís Dumet, apresenta no programa Academia desta semana a tese de doutorado que mostra que tipos de crimes levavam as mulheres aos estabelecimentos penais na virada do século XIX até a primeira metade do século XX.
Para fazer o estudo, a pesquisadora teve contato direto e entrevistou duas guardas de prisão, como eram chamados os agentes penitenciários na época. As mulheres ainda hoje trabalham em uma penitenciária do Rio de Janeiro. Elas esclareceram, por exemplo, quais eram os motivos que levavam as mulheres ao sistema penal na primeira metade do século passado. “Os crimes praticados pelas mulheres eram ligados aos costumes, ao papel da mulher na sociedade, já os crimes tradicionais levavam os homens ao cárcere, como o homicídio e a lesão corporal”, explica Thaís.
A prisão funcionava como um lar religioso e era administrada por freiras, que tinham a tarefa de recuperar o caráter feminino cobrado pela sociedade da época. Na “prisão” elas aprendiam a bordar e cozinhar, por exemplo.
Para o debate, que acontece no segundo bloco do programa, participam a doutora em Políticas Pública, Marcelle Figueira e a mestre em Direito, Estado e Constituição, Eneida Vinhaes Bello Dultra. É no Academia, você não pode perder!
Exibições:
Inédito: 29/05/16, às 21h.
Reapresentações: 30/05, às 10h; 31/05, às 12h30; 01/06, às 19h30; 02/06, às 20h e 04/06, às 6h30.