Direito de Família na Mídia
Policiais de UPP consolidam união civil em casamento coletivo
22/02/2016 Fonte: Governo do Rio de JaneiroAo todo, 500 PMs serão contemplados nos próximos meses
A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, realizou na sexta-feira (19/2) a união civil 42 de policiais militares em uma cerimônia coletiva no auditório do Fórum, no Centro do Rio. Ao todo, 500 policiais serão contemplados com o casamento nos próximos meses, ficando isentos dos custos com a documentação para formalizar a união.
Todos os casais seguiram os trâmites legais de entrega de documentação exigida para a emissão da Certidão de Casamento. Essa iniciativa visa regularizar a situação matrimonial de casais que já convivem em união estável, mas não podem arcar com as despesas da oficialização da união, ou que não têm disponibilidade para procurar algum cartório.
Para o soldado Raphael de Matos de Carvalho, da UPP Macacos, a ação é importantíssima e deveria ser expandida a outros militares. Ele vive junto com sua noiva há nove anos e agradeceu a oportunidade.
– Como foi dito pela juíza, agora podemos exercer os direitos que o Estado nos garante, além de consolidar a nossa família. Pensamos em ter um filho em breve – disse o soldado.
A chefe da Comunicação Social das UPPs, major Bianca Machado, ressaltou a parceria com o Tribunal de Justiça.
– Esse projeto valoriza a base da nossa Instituição, que são os nossos homens. A garantia dos direitos civis é apenas uma parte, nossos policiais merecem essa alegria, esse também é o nosso trabalho – conclui a oficial.