Direito de Família na Mídia
Pai, mãe e filhos? Família "tradicional" não é maioria no Paraná
15/01/2016 Fonte: Bem ParanáEssa coisa de família, papai, mamãe, vovó e titia é cada vez mais coisa do passado. Com o passar dos anos e o avanço na garantia e respeito aos direitos individuais o núcleo familiar se tornou mais complexo e diversificado. Para se ter noção, a “família tradicional” (homem e mulher com filhos) já não é maioria no Paraná, aponta dados do IBGE. Além disso há uma crescente entre arranjos familiares como pais e mães solteiras, homem e mulher sem filhos, casais homossexuais com filhos e famílias reconstituídas, entre outros.
A primeira vez que o IBGE abordou no estudo aplicado a todos os domicílios do país a pergunta sobre a situação dos filhos nas famílias, verificando se o filho era do casal, apenas do responsável ou apenas do cônjuge, além de outras configurações, foi no Censo 2010.
O estudo acabou por revelar que o clássico “pai, mãe e filho” já não reinavam nos lares brasileiros. Na ocasião, foram listados 19 laços de parentesco (eram 11 em 2000) e os novos lares (“não tradicionais”) somaram 50,1% (28,7 milhões, quase 29 mil a mais que a “formação clássica”), sendo que em 1980 o núcleo tradicional estava presente em cerca de dois terços (66%) dos domicílios.