Direito de Família na Mídia
MT tem 215 sentenças sobre adoção proferidas no ano
06/01/2016 Fonte: Folha maxEm 2015, os juízes da infância de Mato Grosso proferiram 215 sentenças de adoção. O ano terminou com 634 crianças e adolescentes acolhidos em 79 instituições espalhadas pelo Estado. Desse universo, 75 estão prontas para adoção e as demais aguardam a possibilidade de retorno à família de origem (pai e mãe), ou a ida para a família extensa (tios e avós) ou a colocação em família substituta (entregues à adoção). As informações são da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja).
De acordo com o relatório da Ceja, existem 692 pretendentes habilitados para adoção, número nove vezes maior que o de crianças e adolescentes aptos. Contudo, mais de um terço dos pretendentes têm como perfil desejado bebês com até um ano de idade. Ou seja, na prática, ocorre um desencontro entre a realidade das crianças e adolescentes e a expectativa dos futuros pais.
Além dos números, a Ceja divulgou um balanço projetos e ações desenvolvidos no decorrer do ano. A campanha permanente ‘Adotar é Legal’ mais uma vez foi reforçada, com objetivo de promover a cultura da adoção, de maneira a desmistificar a adoção, orientar a sociedade dos procedimentos legais, romper com o preconceito e oferecer às crianças e adolescentes institucionalizadas uma família que as acolha e lhes ofereça um verdadeiro lar com amor e dignidade. Leia mais.