Direito de Família na Mídia
Crianças são principais vítimas da violência doméstica, diz assistente
27/11/2015 Fonte: G1As crianças são as principais vítimas em ambientes em conflito familiar e violência doméstica. A declaração é da assistente social, Maria Inês Soares de Oliveira, que atua no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Porto Velho desde que a Lei Maria da Penha foi implementada, em 2006.
Em 2014, a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM) registrou 52.975 denúncias contra mulher no Brasil, sendo 383 registros originados de Rondônia que ocupou o 17º lugar no ranking de capitais que recorreram ao serviço. Uma porcentagem chama atenção no relatório: de todas as denúncias registradas no país, 80% das mulheres agredidas tinham filhos que chegaram a presenciar as agressões ou foram vítimas diretas da agressão. Desse total, 64,35% das crianças presenciaram a violência e 18,74% foram vítimas direta juntamente com a mãe.
Entretanto, a violência vai além da física. Traumas psicológicos e sociais oriundos da naturalização da violência ou, até mesmo alienação parental, quando os pais inserem a criança no conflito conjugal, entram na lista de problemas. "Há casos em que os pais utilizam o filho como barganha. Outros nunca exerceram a paternidade plenamente antes de serem afastados da família pela medida protetiva e querem usar o afastamento como medida para voltar ao lar. Tudo isso é analisado pela Vara", relatou. Leia mais.