Direito de Família na Mídia
TJSP instala 1ª e 2ª varas da família e das sucessões na comarca de Rio Claro
18/11/2015 Fonte: TJSPNa segunda-feira (16), o Tribunal de Justiça de São Paulo instalou as 1ª e 2ª Varas da Família e das Sucessões da Comarca de Rio Claro, sob a responsabilidade dos juízes Wagner Carvalho Lima (1ª Vara) e Antonio Fernando Scheibel Padula (2ª Vara), com a presença do presidente José Renato Nalini que, na mesma solenidade se tornou “Cidadão Rio-Clarense”. Rio Claro conta com 147.551 processos em andamento (dados de setembro/15), com média mensal de 1.943 novas ações.
À mesa condutora dos trabalhos estavam o presidente Nalini, o presidente da Câmara João Luiz Zâine, a vice-prefeita Olga Salomão, representando o prefeito, a juíza diretora do fórum Cyntia Andraus Carretta e o deputado estadual José Aldo Demarchi. Na cerimônia, que contou com a Orquestra Sinfônica de Rio Claro para a execução do Hino Nacional Brasileiro, o juiz Antonio Fernando Scheibel Padula falou em nome do Judiciário e destacou “a adequada visão administrativa na especialização das varas e o fato de o TJSP enxergar as instalações não como despesas e sim como investimento”. As duas varas, criadas em 2000 como cíveis, tiveram alterada a competência em 2015.
O presidente João Luiz Zâine (autor do projeto de lei) enalteceu o trabalho dos juízes, dos servidores e dos advogados de Rio Claro que “há muito postulam a criação das varas especializadas em razão da crescente demanda e da urgência das questões envolvidas”. Em relação ao título, o vereador falou da unanimidade na concessão o que reflete o carinho da população pelo que o Judiciário tem feito por Rio Claro.
Representante do povo e natural de Rio Claro, José Aldo Demarchi dividiu com os presentes a alegria das novas conquistas. “Hoje atingimos mais um degrau de uma escada que começamos a galar em 2007, quando a comarca foi elevada a condição de entrância final...” O deputado falou da paralisação da construção do novo fórum, que no momento passa por reavaliação da CPOS, e da possível retomada e conclusão da obra. Ao se referir ao homenageado citou artigos seus recentemente publicados com destaque para o intitulado “Uma gota de otimismo”. “Nele, o Dr. Nalini defende a conciliação e reitera sua fé no Brasil e nos brasileiros, o que já seria motivo suficiente para justificar a concessão desse título.” Leia mais.