Direito de Família na Mídia
Secretário da Setas destaca processo de humanização do Lar da Criança
03/08/2015 Fonte: Circuito MTEm meio ao processo de municipalização do Lar da Criança, em Cuiabá – que no último governo era investigado pelos abusos contra crianças e adolescentes abrigadas no local; o secretário de Trabalho e Assistência Social (Setas), Valdiney de Arruda, lidera um grupo de humanização do abrigo.
Mudando o modelo arcaico do local, a nova equipe gestora se esforça para adotar uma nova modalidade de acolhimento a menores abandonados pela família ou em situação de risco.
Em entrevista exclusiva ao Circuito Mato Grosso, Valdiney de Arruda explicou a pretensão de que até o fim deste ano o Estado apresente e efetive o processo de humanização do atual modelo do abrigo – que em determinadas épocas chegou a abrigar mais de 100 internos. Para isso, o atual prédio do Lar deve ser fechado, transferindo os menores atendidos para uma casa lar e aproximando-os da realidade vivida em lares com familiares.
Conforme explicou o gestor a nossa reportagem, o papel do Estado será o de adequar o Lar da Criança a uma modalidade de acolhimento mais humana, focar na adaptação dos menores, para, então, passar a responsabilidade ao município de Cuiabá, como previsto no TAC com o MPE. A transferência da responsabilidade do acolhimento de crianças e adolescentes abandonados para a Prefeitura deve ser feita até o ano de 2017. Leia mais.