Direito de Família na Mídia
Justiça se prepara para primeiro casamento comunitário homoafetivo
14/07/2015 Fonte: CNJNo primeiro semestre de 2015, o Tribunal de Justiça do Amapá já realizou três Casamentos na Comunidade com a ajuda de uma série de parceiros. Um deles que selou a união de 61 casais ocorreu durante a Ação Global. As outras duas celebrações aconteceram dentro do Barco da Jornada Itinerante Fluvial no Arquipélago do Bailique.
Só este ano, 127 casais disseram o “sim” e confirmaram sua união oficialmente. Desde que o programa Casamento na Comunidade foi implantado pela Justiça do Amapá, em 2005, mais de dez mil casais já oficializaram a união.
E pensando em garantir os direitos dos casais homossexuais, o Judiciário fará a 1ª edição do Casamento na Comunidade para os casais homoafetivos. As inscrições devem iniciar em agosto e a realização da cerimônia será em setembro, com datas ainda a serem definidas.
“Quero que seja muito bonito, festivo, algo que emocione. É um absurdo entender que as relações conjugais homoafetivas devem ficar à margem e na informalidade. Não há união mais profunda que o casamento e ele deve ser possível para todos os cidadãos desimpedidos, sem discriminação. Os homossexuais não são classe de pessoas inferiores e segregadas. A sociedade não é estática. Ao contrário, é dinâmica e em permanente mudança”, ressalta a presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini. Leia mais.