IBDFAM na Mídia
Evento no Fórum das Famílias discutiu “Planejamento Sucessório”
29/11/2012 Fonte: TJBAProfissionais do Direito de Família participaram, na noite desta quinta-feira (29/11), da 5ª edição do Café das Famílias, ciclo de palestras realizado pelo Fórum das Famílias, em Salvador, para discutir assuntos da área.
O evento, que acontece toda última quinta-feira de cada mês, discutindo temas diferentes, com profissionais especializados, trouxe desta vez, para ministrar palestra, o professor de Direito de Família e advogado Camilo Colani. O tema escolhido foi “Planejamento Sucessório”.
Durante a palestra, foi discutida a necessidade de um novo entendimento em torno do assunto para contribuir com a celeridade da Justiça e combater a cultura do litígio, muito comum no país.
O professor explicou que a compreensão do planejamento sucessório pode evitar conflitos familiares e o acúmulo de processos, pensando em uma justiça que preze cada vez mais a conciliação em lugar do litígio, muitas vezes desnecessário, acarretando custos e desgastes nas relações familiares.
“O planejamento sucessório é o conjunto de ações jurídicas, voltadas para transmissão do patrimônio de uma pessoa para seus sucessores, evitando inventários longos e traumáticos, tentando tornar menos conflitante e demorado o processo de divisão dos bens. O foco é na partilha de bens após a morte”, esclareceu o palestrante.
Depois da palestra foi aberto o debate e os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar experiências.
“A ideia do evento é formar um grupo para pensar o Direito de Família. Nosso objetivo é fomentar a discussão, oferecendo a oportunidade, para que aqueles que lidam com a área no dia a dia tenham a possibilidade de dialogar sobre questões relacionadas aos temas expostos”, declarou o juiz Alberto Raimundo dos Santos, titular da 6ª vara de Família e coordenador das Varas de Família da capital.
“O tema nos preocupa por conta do acúmulo de processos de sucessões no Judiciário. Por isso é importante estabelecer o debate entre os profissionais da área, mudando o paradigma e buscando novas formas de resolver problemas relacionados a inventários e heranças”, conclui o magistrado que também é presidente regional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), parceiro do evento.
Estiveram presentes, a juíza titular da 2ª Vara de Família, Darilda Maier, o advogado Sérgio Carneiro, membro honorário do IBDFAM, promotores de Justiça, defensores, estudantes de Direito e demais profissionais ligados ao Direito de Família.
Para os participantes do evento é uma oportunidade de atualizar temas que a cada dia apresentam novas vertentes. “São palestras bastante esclarecedoras, que nos dão suporte no nosso trabalho e ajudam no entendimento de diversas questões”, avalia a advogada da área de família, Dalva da Luz.
“É importante possibilitar o estudo contínuo, porque em direito quem se desatualiza perde a condição de exercer a atividade profissional”, destacou o professor Camilo Colani.
A próxima edição do Café das Famílias vai ser antecipada por conta do recesso de fim de ano. Será no dia 13 de dezembro, com o tema “Afeto nas relações de família”. O palestrante é o psicólogo Roberto Casais.
Texto: Ascom / Fotos: Assessoria de Comunicação IBDFAM