Notícias
IBDFAM-DF firma acordo de cooperação técnica com SEJUS para formação de conselheiros tutelares

A seção Distrito Federal do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM-DF assinou acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Justiça e Cidadania – SEJUS, com a presença da Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, e do advogado Leonardo Vieira Carvalho, presidente do IBDFAM-DF.
A assinatura do acordo integrou a programação do Curso de Capacitação para Conselheiros Tutelares, promovido ao longo desta semana. Na abertura, também foi ministrada a aula magna "Conselho Tutelar e a atribuição de requisitar serviço público", pelo procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná – MP-PR Murillo Digiácomo.
“Há algum tempo, recebemos demandas de conselheiros tutelares do Distrito Federal solicitando auxílio para qualificação técnica”, recorda Leonardo Vieira Carvalho. “Conversamos com a Secretária de Justiça e Cidadania e conseguimos incluir o IBDFAM no curso de formação dos conselheiros tutelares.”
Todos os aprovados para o cargo passaram então por um curso de formação, que incluía matéria de Direito de Família apresentada pelo IBDFAM, com abordagens sobre guarda e convivência, pensão alimentícia e alienação parental, entre outras questões. “São temas que fazem parte do dia a dia do conselheiro tutelar”, define Leonardo.
Visando uma ampliação desse trabalho, o IBDFAM-DF propôs à SEJUS que o curso fosse continuado por meio de um termo de cooperação técnica. Assim, a formação desses profissionais é enriquecida com as principais discussões do Direito de Família contemporânea, com aspectos teóricos e práticos.
“Temos feito um trabalho junto à SEJUS de levar o conhecimento do IBDFAM para a ponta, para a prática, cumprindo nosso papel social. Penso que o IBDFAM precisa levar informação, disseminar conhecimento e compartilhá-lo com toda a sociedade”, conclui o presidente da seção Distrito Federal do Instituto.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br