Notícias
VII Congresso do IBDFAM-RJ terá palestra sobre violência contra a mulher e velhice confinada; inscrições encerram hoje
Nos dias 16 e 17 de abril, será realizado o VII Congresso do IBDFAM-RJ, iniciativa da seção Rio de Janeiro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, que contará com a participação de grandes nomes do Direito da Família e das Sucessões. A programação será por meio da plataforma Zoom, com certificado de participação. Inscreva-se.
Entre os destaques do segundo dia de programação, está o painel “O ciclo de violência em face da mulher e sua exteriorização na pandemia”, ministrado pela promotora e professora Andrea Amin, membro do IBDFAM, às 12h10.
Para a especialista, compreender o contexto social da violência contra a mulher e o ciclo da violência na relação afetiva permite ampliar o olhar para uma vulnerabilidade invisibilizada no cotidiano das varas de família, “contribuindo para que todos os envolvidos na solução do caso tenham um olhar mais adequado e humanizado em relação às partes envolvidas no conflito.
Segundo ela, durante o painel serão analisados aspectos da cultura brasileira, que, em um momento de pandemia, podem ter contribuído para intensificar o comportamento violento contra a mulher no ambiente doméstico.
Velhice confinada
O painel “A velhice confinada” fecha a programação do evento, às 12h40. O tema será apresentado pela vice-presidente da Comissão de Magistrados De Família do IBDFAM, Andréa Maciel Pachá. “A pandemia deixou ainda mais visível o processo de envelhecimento, fenômeno que vinha se consolidando no Brasil, fortalecido pelo avanço da ciência, da tecnologia e da qualidade de vida”, observa a advogada.
Segundo ela, porém, nesse mesmo cenário é possível observar o aumento da vulnerabilidade, com a Covid-19 e as restrições ao convívio mais próximo. “Como os idosos vivenciaram e têm vivenciado essa experiência? Como as famílias têm enfrentado a finitude e a doença? Como equacionar a autonomia, direito tão importante conquistado pelos idosos, em um mundo que vê as subjetividades e autonomias desamparadas, diante do confinamento? São essas as questões sobre as quais pretendo refletir no nosso Congresso”, antecipa Andréa.
Acesse o site do VII Congresso do IBDFAM-RJ e confira a programação completa.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br