Notícias
Comissão do IBDFAM lança campanha nas redes sociais contra o feminicídio
A Lei do Feminicídio (13.104/2015) completou seis anos de promulgação na terça-feira, 9 de março. Em atenção à data, a Comissão de Gênero e Violência Doméstica do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM deu início a uma campanha nas redes sociais para que seguidores afirmem seu compromisso com a luta em prol da vida das mulheres.
O perfil da Comissão do IBDFAM convida os internautas a inserirem suas fotos em um card com a hashtag #ibdfamcontraofeminicídio. A iniciativa pode ser aderida em todas as redes sociais como forma de unir forças contra os crimes motivados por gênero. Em menos de 24 horas, já foram mais de 300 compartilhamentos só no Instagram.
"A necessidade de se marcar o Dia Internacional da Mulher também se torna evidente com os números da violência doméstica e do feminicídio", afirmou Maria Berenice Dias, vice-presidente do IBDFAM, em entrevista na semana passada. O tema também foi citado por Adélia Moreira Pessoa, presidente da Comissão de Gênero e Violência Doméstica.
De acordo com dados da pesquisa “A Dor e a Luta: Números do Feminicídio”, da Rede de Observatório da Segurança, divulgados nesta semana, houve 449 casos de feminicídio em 2020 apenas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco. Entre os mais de 18 mil eventos no ano relacionados à segurança pública e violência pela Rede, 1.823 se referem aos crimes de gênero contra a mulher, o que dá, em média, cinco casos por dia.
Utilize o modelo abaixo para aderir à campanha #ibdfamcontraofeminicídio:
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br