Notícias
Filmes e séries sobre famílias multiespécies para ver neste fim de semana
Em 2020, as famílias multiespécies e os direitos dos animais ganharam ainda mais destaque no universo jurídico. Momentos como a sanção da lei que aumentou a pena contra os maus tratos a cães e gatos marcaram o ano. Para destacar o crescimento do tema, o Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM selecionou dez séries e filmes inspiradores, alguns deles baseados em histórias reais, sobre a milenar amizade entre os homens e os animais. Confira a lista:
FILMES
O Grande Ivan (2020)
Aventura/Fantasia. O filme relata a tocante história de um gorila pintor que viveu grande parte de sua vida na vitrine de um shopping center nos EUA. A obra trata sobre a amizade e o conceito de liberdade. Disponível na Disney +.
O Chamado da Floresta (2020)
Um cão de estimação vivia confortavelmente na casa de uma família na Califórnia, mas é sequestrado e acaba em um dos lugares mais hostis do mundo, o Alaska. Seu destino se cruza com o de John Thornton (Harrison Ford), um homem corajoso disposto a explorar as belezas e aventuras da travessia de Yukon. Disponível em Telecine Play, Google Play e YouTube Filmes.
Dezessete (2019)
Como parte do programa de reabilitação de um centro de detenção juvenil, Hector (Biel Montoro), de 17 anos, cria um vínculo inquebrável com um cão tão tímido e distante quanto ele. Quando o cão de terapia é adotado de repente e não volta, Hector escapa para procurá-lo. E assim, Hector parte para uma incrível jornada na companhia de seus familiares e animais. Disponível na Netflix.
Pets - A Vida Secreta dos Bichos (2016)
Max é um cachorro que mora em um apartamento de Manhattan. Quando sua querida dona traz para casa um novo cão chamado Duke, Max não gosta nada, já que seus privilégios parecem ter acabado. Mas logo eles vão ter que pôr as divergências de lado quando um incidente coloca os dois na mira da carrocinha. Disponível em Google Play e YouTube Filmes.
Gibby (2016)
Infantil. Katie (Shelby Lyon), uma estudante do ensino médio, está com depressão após perder a mãe. Ela não tem mais interesse nas coisas que amava: a escola, seus amigos e a ginástica. Mas tudo muda quando ela fica responsável por cuidar de Gibby, o macaquinho de seu professor de ciências. A companhia de Gibby renova o entusiasmo de Katie pela vida. Disponível em Google Play, Netflix e YouTube Filmes.
Cavalo de Guerra (2011)
Albert (Jeremy Irvine) vive com o pai (Peter Mullan) e a mãe (Emily Watson) no campo e tem uma intensa ligação com seu cavalo. Depois de ser vendido para a cavalaria inglesa durante a Primeira Guerra Mundial, Albert se alista para recuperar o animal. Disponível em Google Play, Telecine Play e YouTube Filmes.
Marley e Eu (2008)
John (Owen Wilson) e Jennifer Grogan (Jennifer Aniston) casaram-se recentemente e decidiram começar uma nova vida na Flórida. Lá, eles trabalham em jornais concorrentes e enfrentam os desafios de uma vida de casal. Indeciso sobre sua capacidade de ser pai, John busca o conselho de seu colega Sebastian (Eric Dane), que sugere que compre um cachorro para a esposa. John aceita a sugestão e adota Marley, um labrador de 5 kg que logo se transforma em um grande cachorro de 45 kg, o que torna a casa deles um caos. Disponível em Amazon Prime, Google Play e YouTube Filmes.
SÉRIES
Dude, o Cãopanheiro (2020)
O seriado acompanha Noah (Jace Chapman), um garoto de 11 anos com transtorno de ansiedade social que está prestes a começar o ensino médio. Para ajudá-lo a lidar com a transição estressante e assustadora, seus pais lhe dão um cão de apoio emocional chamado Dude. Embora Noah não possa ouvi-lo, o cachorro o ajuda de várias maneiras, enquanto ele tenta navegar nos anos de ensino médio. Disponível na Netflix.
É o Bruno! (2019)
Malcolm Bartello (Solvan Naim) é um morador de Bushwick, no Brooklyn, que passa seus dias cuidando de Bruno, seu amado cãozinho de estimação, e faz questão de garantir que seu melhor amigo de quatro patas seja respeitado do jeito que merece. A obra levanta a bandeira da adoção de pets. Disponível na Netflix.
Apenas Cães (2018)
A série se propõe a mostrar como esses animais podem mudar a vida das pessoas de uma forma que elas jamais esperavam. Em seus seis episódios, ela mostra como os bichos já se inserem no espectro da afetividade dos seres humanos, desde a descoberta do mundo, na infância, passando pelos momentos de dificuldade ao longo da vida. Disponível na Netflix.
As famílias multiespécies estão em destaque na 53ª edição da Revista IBDFAM, exclusiva para associados do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. A capa da publicação traz fotos enviadas por seguidores do nosso perfil oficial no Instagram, que, com seus cães, gatos e demais membros, aderiram à campanha Meu Pet é da Família. Saiba mais.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br