Notícias
8 filmes de conscientização sobre a luta contra HIV e Aids
Na última terça-feira, 1º de dezembro, foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids. Tradicionalmente, todo o mês de dezembro é marcado por ações sobre a importância da realização do teste, formas de prevenção da doença e conscientização a respeito da contaminação pelo vírus HIV.
Em atenção à data, o Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM selecionou oito filmes que abordam desde a descoberta e epidemia de Aids, nos anos 1980, até o enfrentamento da doença nos dias atuais. Confira a lista:
Paris is Burning (1991)
Marco no cinema queer traça um panorama da população LGBTI nos EUA em diferentes fases da década de 1980, quando a Aids já fazia milhares de vítimas. A partir da cultura de bailes gays, o filme de Jennie Livingston retrata temas correlatos, como homofobia, transfobia, racismo e pobreza.
Filadélfia (1993)
Sempre citado entre os clássicos filmes de tribunal, o longa de Jonathan Demme traz Tom Hanks como um advogado demitido após ser diagnosticado com HIV. Ele recorre justamente a um colega homofóbico, vivido por Denzel Washington, que decide comprar a sua briga em um processo contra um importante escritório. Disponível em: Google Play, HBO Go, Now e YouTube Filmes.
Cazuza: O Tempo não Para (2004)
Dirigida por Sandra Werneck e Walter Carvalho, cinebiografia retrata a carreira do cantor, compositor e poeta Cazuza, desde o auge do sucesso, na década de 1980, até sua luta pela vida após descoberta do HIV+. O cantor, cujo drama foi vastamente explorado pela mídia na época, se tornou símbolo de resistência contra a Aids no Brasil. Disponível em: Google Play, Now, Prime Video e YouTube Filmes.
Clube de Compras Dallas (2013)
Nos anos 1980, um vaqueiro machista (Matthew McConaughey) descobre ser soropositivo em uma época em que a doença ainda era tratada vulgarmente como "câncer gay". Na luta por sobrevivência, ele desenvolve uma amizade com uma travesti (Jared Leto) e funda um clube para distribuição de medicamentos. Os dois atores receberam Oscar pela atuação neste longa de Jean-Marc Vallée. Disponível em: Google Play, YouTube Filmes e Telecine Play.
The Normal Heart (2014)
Telefilme do renomado diretor Ryan Murphy aborda o preconceito enfrentado por homossexuais em meio à descoberta da Aids quando a doença ainda era cercada por incertezas. Na linha de frente, estão uma médica infectologista (Julia Roberts) e um ativista (Mark Ruffalo) determinado a alertar a população sobre a epidemia de HIV. Disponível em: HBO Go.
Boa Sorte (2014)
O adolescente João (João Pedro Zappa) é internado em uma clínica psiquiátrica, onde se apaixona por Judite (Deborah Secco), que está em fase terminal. O romance entre eles mostra como a Aids ainda está longe de ser um problema superado, mais de 30 anos após sua descoberta. Filme de Carolina Jabor também tem Fernanda Montenegro e Cássia Kis no elenco.
O Ano de 1985 (2018)
Drama dirigido pelo cineasta Yen Tan narra a volta para a casa de Adrian (Cory Michael Smith), em meio à primeira onda de crise da Aids nos EUA, naquele que pode ser seu último natal com a família. Ele luta para revelar seu segredo aos pais religiosos, que vivem em uma pacata cidade no interior do Texas. Disponível em: Sesc Digital.
Carta para Além dos Muros (2019)
Documentário de André Canto recorda a descoberta do HIV no Brasil nos anos 1980, o que interrompeu os tempos de amor livre da década anterior. Um jovem anônimo, que recebe seu diagnóstico em 2019, ajuda a traçar um panorama dos avanços no tratamento, mas também do preconceito que ainda incide sobre a população LGBTI. Disponível em: Netflix.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br