Notícias
Conheça 3 romances de Francisco Azevedo sobre famílias
As relações familiares e suas nuances são matéria-prima do escritor Francisco Azevedo, autor de alguns dos romances mais aclamados entre os advogados familiaristas. Ele comentou a presença da família e do afeto em sua obra – que inclui peças de teatro e roteiros de cinema – em entrevista à Revista IBDFAM. Em sua 50ª edição, a publicação trouxe o tema “Arte e Direito juntos na disseminação do conhecimento”.
“Não importa o passar dos séculos, alguns conflitos familiares continuarão sempre os mesmos: a rivalidade entre irmãos, os ciúmes deste ou daquele, as eventuais disputas entre mãe e filha, o questionamento da autoridade paterna, a imposição de regras pelos mais velhos que acabam gerando a rebeldia dos mais novos, enfim, todo esse acervo de enfrentamentos que, desde a Antiguidade, consta da dramaturgia universal”, avalia Francisco de Azevedo.
Também em depoimento à revista do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, ele apresentou sua visão sobre o impacto da pandemia do Coronavírus nas relações familiares e deu detalhes sobre o projeto de adaptação de seu best-seller O Arroz de Palma para a TV. A entrevista está disponível na íntegra na Revista IBDFAM nº 50, exclusiva para associados.
Confira, a seguir, três livros de Francisco Azevedo que trazem abordagens caras ao Direito das Famílias:
O Arroz de Palma (2008)
O ponto de partida de O Arroz de Palma é o almoço ofertado pelo octogenário Antonio, a fim de reunir toda a família. O enredo ocorre ao personagem em lembranças isoladas sobre a história da família, cujas disputas, conflitos, dramas e alegrias sempre giraram em torno do arroz. O romance acompanha a trajetória daquele clã ao longo de quatro décadas. Sexo antes do casamento, separação, homossexualidade, união entre pessoas de religiões, raças e níveis sociais diferentes e a convivência entre filhos de casamentos diferentes estão entre os avanços da sociedade abarcados pela escrita do autor.
Doce Gabito (2012)
Os vínculos afetivos que unem as pessoas, dentro e fora de seus lares, voltam a ser personagens centrais do autor. A conturbada vivência familiar é determinante para o destino da sonhadora Gabriela Garcia Marques – protagonista de Doce Gabito, livro em que Francisco Azevedo presta uma homenagem ao escritor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014). A morte dos pais e do avô, a difícil convivência com a tia, dona de um prostíbulo, a atribulada adolescência e amores da vida adulta marcam sua jornada.
Os Novos Moradores (2017)
Em Os Novos Moradores, duas famílias vizinhas, morando em casas geminadas, revelam o caráter intrínseco e universal das células familiares, em suas mais variadas possibilidades de configuração. O romance trata da importância do diálogo e da reflexão para a convivência, que, na história, envolve segredos e conflitos entre gerações. Em contraposição à tragédia familiar, o amor e o perdão são os caminhos evocados pelo livro.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br