Notícias
Ronaldo Fraga assina a identidade visual do XII Congresso Nacional do IBDFAM
O estilista Ronaldo Fraga é o autor da identidade visual do XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões, que traz como tema “Famílias e Vulnerabilidades”. O evento, um dos mais aguardados do ano, é promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte (MG).
Autor dos livros Caderno de roupas, memórias e croquis e Moda, roupa e tempo: Drummond selecionado e ilustrado por Ronaldo Fraga, o estilista mineiro é conhecido por seu trabalho inovador, crítico e afinado com questões e urgências sociais. Como ele mesmo diz, suas peças contam histórias.
Neste ano, Fraga levou novamente a arte de Cândido Portinari para a São Paulo Fashion Week. Os painéis “Guerra e paz”, da década de 1950, serviram de inspiração para sua coleção de verão, por meio da qual contesta pontos de conflito na sociedade brasileira – como a intolerância e a discriminação contra pobres, negros, mulheres, LGBTIs, entre outras populações vulneráveis.
Temas caros ao Direito das Famílias e que têm vez no Congresso Nacional do IBDFAM. A programação reúne palestras voltadas à análise e ao tratamento de questões latentes na sociedade brasileira, como direitos dos transgêneros e o combate à violência contra a mulher.
Para a identidade visual do Congresso, Ronaldo Fraga utilizou rostos humanos, com ampla variedade de características, traços e etnias, recortados em papel e colados sobre papelão. “A arte gráfica desta edição do Congresso do IBDFAM, feita em colagem de papéis descartados no lixo, ilustra o tema 'Vulnerabilidades' representando famílias diversas da contemporaneidade. Um olhar amoroso, colorido e criativo sobre tema ainda carregado de complexidades”, diz.
Caráter artesanal
Designer gráfico do IBDFAM, Bruno Caligiorne fez a parte de diagramação da identidade, a partir da concepção visual elaborada por Ronaldo Fraga. “Uma vez desenvolvida a obra central, que estampa o ponto principal da identidade visual, meu trabalho foi criar uma composição que destacasse essa peça e pudesse manter o caráter ‘artesanal’ da obra criada por Ronaldo Fraga”, comenta.
Ele explica que “aplicou-se um background (plano de fundo) – reproduzindo uma prancha de papelão –, para criar o efeito de a obra estar pousada sobre algo, aliando a informação ao conceito. A tipografia escolhida é consistente e de clara leitura, com uso de efeitos que dão a impressão de estarem aplicadas sobre o papelão.”
Criação exalta a diversidade das entidades familiares
Presidente da Comissão de Direito de Família e Arte do IBDFAM, a advogada Fernanda Barretto elogia a identidade visual. Segundo ela, a criação traduz, com beleza e arrojo, o espírito do Instituto e o tema do Congresso.
“Embora a colagem, tal como a conhecemos hoje, tenha sido formatada e difundida pelos artistas cubistas, sobretudo Picasso e Braque, ela é uma técnica de origem milenar – os romanos e gregos já executavam uma espécie de colagem, em seus mosaicos –, encontrada em diversas épocas e em culturas distintas, o que nos remete à própria trajetória da família e suas constantes transformações”, compara.
“A variedade dos rostos tracejados pelo artista representa a diversidade humana e a pluralidade das famílias, nos lembrando da luta permanente do IBDFAM pela inclusão de todas as famílias no laço jurídico. Já os suportes escolhidos – o papel e o papelão – foram perfeitos para encarnar a ideia de vulnerabilidade, cuja interface com as relações familiares é o fio condutor do evento”, afirma Fernanda.
“Por fim, a disposição dos rostos, todos sobrepostos, interconectados, é reveladora de que, ainda que diversos, a nossa vulnerável humanidade – e a inexorável finitude que acompanha essa condição humana – nos irmana e nos obriga a sermos solidários uns com os outros”, completa.
Inscrições
As inscrições para assistir às palestras do XII Congresso do IBDFAM no auditório principal estão esgotadas, mas ainda é possível se inscrever para a transmissão simultânea, que será realizada em telões em auditório complementar. Clique aqui e saiba mais.
Obs.: a inscrição só será efetivada após a confirmação do pagamento.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br