Notícias
Sete Lagoas sedia núcleo do IBDFAM
Na última terça-feira, 27, foi instalado o núcleo Sete Lagoas do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, em um evento realizado na Faculdade Santo Agostinho, localizada na cidade mineira, que contou com a presença do presidente do IBDFAM seção Minas Gerais, José Roberto Moreira Filho.
A advogada Bárbara Drummond Machado tomou posse como coordenadora do núcleo e comentou a importância dessa instalação para os profissionais que atuam na área do direito de família.
“Esperamos que o núcleo possa trazer à cidade um Direito das Famílias mais humanizado, vanguardista e, sobretudo, mais inclusivo. Queremos oportunizar aos profissionais e estudantes da cidade também atualização acadêmica, bem como prática. Sabemos que há bastante potencial e queremos desenvolvê-lo, para que, no futuro, possamos ser referência em Direito das Famílias no interior de Minas Gerais”, afirma.
Segundo Bárbara, o núcleo possui vários objetivos que visam à atualização de profissionais e estudantes. Na pauta, workshop, palestras, simpósios e congressos. Ela enfatiza que ainda há projetos com o intuito de viabilizar atendimentos jurídicos, em especial nas cidades menores, mas que fazem parte da Comarca de Sete Lagoas.
“Além, queremos viabilizar espaços para debates, tanto para a advocacia, bem como para estudantes, em especial com a finalidade de que se discutam temas ainda pouco debatidos, mas questão de relevância para a sociedade”, ressalta.
Bárbara Machado adianta que já existe um próximo evento em andamento. E comemora: “Contamos com apoiadores que desejam contribuir nessa nova etapa e importante fase do Direito das Famílias na cidade”.
Expansão
O presidente do IBDFAM seção Minas Gerais, José Roberto Moreira Filho, destacou a importância de se instalar núcleos como esse em outras regiões e agregou o fato à preocupação de se interiorizar o IBDFAM no estado.
“Objetivamos colocar um núcleo do IBDFAM em todas as maiores comarcas de Minas Gerais para que possamos formar especialistas e estudiosos na área do direito de família e das sucessões e para que possamos discutir nessas comarcas os mais variados temas de direito de família de forma a demonstrar nossos conhecimentos, nossas conquistas e nossas aspirações enquanto um instituto voltado para este fim”, comenta.
José Roberto chama a atenção para os municípios de Minas que já contam com um núcleo do IBDFAM. “Estamos em Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e aguardamos a formalização do núcleo em Paracatu”, diz.
No evento em Sete Lagoas, o advogado proferiu uma palestra em que falou sobre poliamorismo e fez uma análise crítica da decisão do Conselho Nacional de Justiça que vetou a lavratura de escrituras públicas de poliamor em todo o País.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br