Notícias
Lei da Alienação Parental completa 8 anos
Hoje, dia 27, a Lei da Alienação Parental (Lei n.º 12.318/10) completa oito anos.Considera-se ato de alienação parental, nos termos da lei, a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou o adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância na tentativa de fazer com que o menor não estabeleça vínculos com um de seus genitores.
A norma elenca atos considerados como de alienação parental, por exemplo, dificultar o exercício da autoridade parental; dificultar contato de criança ou adolescente com genitor; dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar. E prevê punições, que vão desde acompanhamento psicológico e multas, até a perda da guarda da criança.
O dia 25 de abril é o Dia Internacional contra a Alienação Parental, data que visa conscientizar e combater a prática, e foi neste mês que, em 2017, a Lei da Alienação Parental ganhou reforço quando a Lei 13.431/2017, que identifica ato de alienação parental como forma de violência, entrou em vigor.
VOTE DISCORDO E APOIE A CAMPANHA DO IBDFAM CONTRA O PL 10639/2018
A Câmara dos Deputados está fazendo uma consulta por meio de enquete. Acesse e vote Discordo: https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2182126
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br