Notícias
Internautas se mobilizam contra Estatuto da Família
A mobilização contra o Projeto de Lei nº 6.583/2013, denominado Estatuto da Família, que aconteceu nesta terça-feira, dia 24, teve grande adesão nas redes sociais. O PL, que restringe o conceito de família à união entre homem e mulher e seus descendentes, foi desarquivado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), há duas semanas.
Convocados pela Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD) e pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), os internautas usaram a hashtag #emdefesadetodasasfamílias, acompanhada de uma foto da própria família. O resultado: uma enxurrada de fotos de diversos arranjos familiares e declarações em defesa da pluralidade das famílias.
No Twitter, a hashtag chegou à sexta posição nos assuntos mais falados do momento no país. Personalidades, como o deputado federal Jean Wyllys (PSOL), também aderiram à mobilização. No ano passado, Jean, em parceria com a comunidade LGBT, lançou a hashtag #NossaFamíliaExiste, também contra o PL 6.583/2013.
A advogada Patrícia Gorisch, presidente da Comissão de Direito Homoafetivo do IBDFAM, comemora a boa repercussão e convida a todos a aderirem à campanha na próxima terça-feira, dia 3, ao meio-dia. “Na próxima terça-feira faremos a mobilização novamente, dessa vez com as duas hashtags: #NossaFamíliaExiste e #emdefesadetodasasfamilias”, disse.
“É importante ressaltar que este projeto exclui do rol de proteção do Estado qualquer família que não seja formada por homem, mulher e filhos biológicos. As famílias afetivas, os filhos adotivos, padrastos e madrastas, casais gays, segundo este projeto, não são família. Doentio”, assevera a advogada.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br