Notícias
Pesquisa acadêmica busca coletar dados sobre alienação parental
imagem por SXC
Informações coletadas irão subsidiar dissertação de mestrado de pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão. O questionário é voltado para adultos filhos de pais separados e pode ser respondido no link . A pesquisa tem por objetivo analisar a ocorrência da alienação parental nas famílias brasileiras, de acordo com o que os participantes informarem sobre quem praticava a alienação quando eles eram crianças ou adolescentes; quem era a vítima e qual sua perspectiva sobre essa prática.
A alienação parental pode ser entendida como todo ato de um adulto que tenta manipular uma criança ou adolescente para que rejeite, sinta raiva, mágoa ou medo de algum membro da família, prejudicando assim o relacionamento da criança ou adolescente com essa pessoa alvo.
De acordo com a pesquisadora Bruna Barbieri Waquim, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família do Maranhão (IBDFAM/MA), é garantido o anonimato dos participantes, que realizam esta pesquisa de forma gratuita, cedendo as informações compartilhadas à autora da pesquisa sem qualquer ônus e autorizando a divulgação das respostas em qualquer publicação de sua autoria, desde que preservado o sigilo das identidades.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br