Notícias
Universitários pesquisam temas de direito de família na comunidade
imagem por
Identificar situações jurídicas que compreendam o desenvolvimento de interesses existenciais no interior das relações de família. Este é o objetivo do grupo institucional de pesquisa sobre Direito de Família da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus de Três Rios. O grupo foi fundado em julho de 2013 e é composto por 15 alunos.
A metodologia do grupo consiste em desenvolver pesquisas na comunidade por meio de questionários sobre um determinado tema, os dados coletados são organizados pelos alunos que também participam de reuniões periódicas para acompanhamento dos resultados, buscando difundir o Direito de Família nas comarcas e comunidades acadêmicas menores. “Fazemos reuniões quinzenais no próprio campus para fins de acompanhamento dos trabalhos realizados”, explica Vanessa Ribeiro Corrêa Sampaio Souza, coordenadora do grupo.
O grupo já trabalhou os seguintes temas: poder familiar e autonomia do menor; responsabilidade familiar e o melhor interesse da criança e do idoso na ação de alimentos; adoção homoafetiva e a realidade jurídica e social vivenciada no município de Três Rios-RJ; proposições jurídicas acerca da maternidade de substituição; a proteção ao sentimento humano e a guarda/visitação de animais de estimação na dissolução do convívio; e outros.
Vanessa Ribeiro Souza diz que as pesquisas estão em andamento, portanto o grupo ainda não tem resultados científicos para apresentar e revela o estranhamento das pessoas pesquisadas por tratarem-se de assuntos vinculados a intimidade das famílias, “ainda que anônimos e com amplo respeito à privacidade”.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br