Notícias
IX Congresso Brasileiro de Direito de Família é iniciado em Araxá
imagem por
O dever de felicidade paira como um imperativo deste século e pauta as razões do viver. Com reflexões como esta e sobre aspirações, amor, desejo, e com a união de poesia, filosofia, história e música, o IX Congresso Brasileiro de Direito de Família teve início agora à noite em Araxá (MG). Segundo o advogado Rodrigo da Cunha Pereira, presidente nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), muitos dos problemas sociais e jurídicos têm sua origem nas desavenças familiares.
“Os restos do amor que vão parar na justiça, e que se tornam uma fonte de infelicidade, podem ser amenizados se nós, profissionais do Direito, tivermos um olhar diferenciado para essas ações que tanto sofrimento causam às partes. As pessoas seriam menos infelizes se os processos judiciais fossem mais céleres, seriam mais felizes se não fossem marginalizadas pelo próprio ordenamento jurídico, em razão de suas escolhas, às vezes diferentes da escolha da maioria”, disse.
Para ele, a felicidade no Direito de Família está diretamente relacionada ao fim da desigualdade de direitos, ao respeito à liberdade e às diferenças, à compreensão de que a afetividade e a dignidade humana deveriam estar presentes e permear essas relações jurídicas.
A diretora nacional Giselda Hironaka declamou poesia sobre felicidade e cativou os participantes. O presidente lembrou Dona Beija, principal personagem histórica da cidade e de questões muito polêmicas do Direito de Família. “Não tinha pai registral, teve união estável quando isto era proibido e pecaminoso, teve filhos fora do casamento, separou-se em uma época em que a resignação e submissão das mulheres é que sustentavam os casamentos. Enfim, ela recusou-se a ser uma assujeitada ao marido, bancou o próprio desejo e traçou o seu destino”, disse.
Rodrigo da Cunha agradeceu a presença dos participantes: “a maioria aqui vem de muito longe para trocar ideias, ensinar, aprender um pouco mais, enfim, participar desse grande encontro que já se tornou marco científico para pensar e repensar um Direito de Família e Sucessões mais humano e humanizador.
Acompanhe a cobertura do IX Congresso Brasileiro de Direito de Família
IBDFAM lança editora e nova revista científica
Durante a solenidade de abertura, o presidente Rodrigo da Cunha Pereira anunciou o IBDFAM agora também como editora. “Ganhamos autonomia e estamos lançando uma nova revista, que está de cara nova e conteúdo novo”, afirmou. A Revista IBDFAM – Famílias e Sucessões” já está disponível para assinatura no estande do IBDFAM em Araxá e em breve para todo o Brasil.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br