Notícias
Mutirão Direito a ter Pai estimula paternidade responsável em Minas Gerais
imagem por MorgueFile free photos
Promover a conscientização do pai sobre a importância de seu papel na formação da criança e a aproximação das crianças com seus pais, ainda nos primeiros anos de vida, de modo a evitar os transtornos e estigmas que o reconhecimento tardio pode ocasionar. Este é o principal objetivo do Mutirão Direito a ter Pai realizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais hoje (18). O evento busca também estimular a formação de vínculos de afetividade e não apenas vínculos genéticos.
Para o defensor público Várlen Vidal (MG), membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam), o projeto pretende resgatar a dignidade do filho não reconhecido além de conscientizar o pai da importância de sua presença na vida e desenvolvimento de seu filho. “Acreditamos que esse procedimento vem estimular o exercício da paternidade responsável, pois, ao reconhecer seu filho, nasce concomitantemente as responsabilidades decorrentes do poder familiar”, disse.
O Mutirão ocorre simultaneamente em Belo Horizonte e mais 26 cidades mineiras. Durante o evento serão realizados gratuitamente exames de DNA; reconhecimento extrajudicial de paternidade, com lavratura de certidão de nascimento imediata; acordos relacionados a alimentos, guardas e visitas e agendamento para propositura de ações de investigação de paternidade.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br