Notícias
Direito de família é destaque em programa mineiro de mediação de conflitos
Representando o IBDFAM na palestra, o promotor abordou os temas que mais geram conflitos familiares: a síndrome da alienação parental e a guarda. O promotor esclareceu as dúvidas dos participantes e falou sobre como esses temas afetam as crianças e adolescentes envolvidos. "A família é afeto. É uma relação de amor e tudo o que envolve crianças e adolescentes, as maiores vítimas, como, por exemplo, no caso da síndrome de alienação parental, requer uma mediação de conflitos concisa e aliada ao direito de família", comentou.
O palestrante também enfatizou a importância do julgamento pelo STF sobre o reconhecimento da união homoafetiva, que acontecia naquele momento. Para o promotor, "todo ser humano tem o direito de amar quem escolher e a justiça não pode interferir nesta escolha, nem dificultar essas relações", disse.
Programa de Mediação
São realizados encontros para aprimoramento metodológico das cerca de 140 equipes que atuam nos municípios, com profissionais das áreas de Psicologia, Direito, Serviço Social e Ciências Sociais, além de 30 policiais civis que trabalham como mediadores nas delegacias com o Projeto Mediar.
Criado pelo Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos da Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade, da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, o PMC é uma política pública de recorte territorial e comunitário que visa empreender ações efetivas de mediações de conflitos, orientações sociojurídicas, articulação e fomento à organização comunitária e institucional.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br