Notícias
Uma em cada dez mulheres no Brasil sofre violência digital, revela pesquisa
Quase 9 milhões de mulheres brasileiras contam que sofreram algum tipo de violência digital nos últimos 12 meses, conforme dados da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo Datasenado, em parceria com a Nexus, divulgada com exclusividade pelo “Bom Dia Brasil”, da Globo.
Os números equivalem a uma em cada dez mulheres com 16 anos ou mais. Para a pesquisa, foram mais de 21 mil entrevistas em todo o país.
Conforme informações do G1, é a primeira vez que uma pesquisa analisa de forma aprofundada o cenário de violência de gênero no ambiente digital.
Entre as agressões mais comuns no ambiente virtual, estão o envio repetido de mensagens ofensivas e ameaçadoras, a invasão de contas e dispositivos pessoais, e a divulgação de informações falsas nas redes sociais.
De acordo com a pesquisa, as vítimas podem demorar mais a perceber e denunciar a violência na internet. O levantamento também aponta a importância de medidas para a proteção das mulheres no ambiente digital, como segurança nas plataformas, investigação rápida e responsabilização dos agressores.
Denuncie
Para denunciar a violência no ambiente virtual, as vítimas podem procurar qualquer delegacia da Polícia Civil ou as especializadas, como as Delegacias da Mulher e de Crimes Virtuais. Também é possível denunciar pela internet, por meio da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, da associação civil Safernet Brasil: new.safernet.org.br/denuncie
A Central Ligue 180 também recebe denúncias e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, de Brasília. O número é gratuito. Qualquer pessoa pode ligar para denunciar ou buscar informações sobre todos os tipos de violência.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br