Notícias
IBDFAM-PE inaugura sede estadual em Recife
.jpg)
Atualizado em 17/09/2025
O Instituto Brasileiro de Direito de Família, seção Pernambuco – IBDFAM-PE, inaugurou, na segunda-feira (15), sua sede estadual, instalada no Núcleo de Práticas Jurídicas Dom Helder Câmara do Centro Universitário Frassinetti do Recife – UNIFAFIRE, na capital pernambucana.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do atual presidente do IBDFAM-PE, Jones Figueirêdo Alves; do advogado Marcos Ehrhardt Jr., diretor nordeste do Instituto; do desembargador André Vicente Pires Rosa, representante da presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE; e da reitora da UNIFAFIRE, Irmã Maria das Graças.
Jones Figueirêdo destaca o caráter pioneiro da iniciativa e a importância de instalar a sede dentro de uma universidade. Segundo ele, a presença do IBDFAM em um ambiente acadêmico estimula o interesse dos estudantes pelo Direito das Famílias e fortalece debates sobre temas atuais.
"Entre o real e o ideal no Direito de Família transitam experiências, posturas proativas, doutrinas de vanguarda e, sobretudo, um pensamento investigativo e uma análise crítica. É significativo, portanto, que o IBDFAM-PE tenha suas instalações administrativas e acadêmicas em uma Universidade. Oportuniza-se uma interação com o corpo discente da Faculdade de Direito, onde cada aluno pensará o Direito de Família sob uma visão prospectiva de seu futuro", observa.
Imagem por ASCOM/TJPE
O jurista descreve a nova sede como a chegada do IBDFAM à Academia, “em um diálogo de permanente sinergia”. Segundo ele, não por acaso as instalações acadêmicas do IBDFAM-PE estão localizadas justamente no Núcleo de Práticas Jurídicas Dom Helder Câmara.
“Ali, seguramente, teremos um locus próprio de dinâmicas de trabalho doutrinário e de pesquisas científicas na área jurídica familista, estimulando que os futuros profissionais do Direito obtenham uma maior expertise sobre o Direito de Família, capacitando-se, destarte, para as suas atividades nesse segmento. Com o superlativo de o aprendizado ser multidisciplinar, envolvendo psicologia e técnicas de conciliação e de mediação, e de sermos inspirados pelo apostolado de Dom Helder Câmara, que dedicou seu sacerdócio aos pobres e mais vulneráveis”, afirma.
Ele avalia que a iniciativa trará um impacto importante na interface do meio acadêmico com o Poder Judiciário.
“Com o apoio do IBDFAM-PE, os acadêmicos da UNIFAFIRE, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, poderão aprimorar seu desempenho nas atividades ligadas à Justiça de Família, seja como estagiários, seja vivenciando experiências práticas que os aproximem do cotidiano judiciário”, pontua.
Imagem por ASCOM/TJPE
Na cerimônia de inauguração da sede, o desembargador André Vicente Pires Rosa ressaltou que a aproximação entre o meio acadêmico e o Judiciário contribui para o aprimoramento da atuação na área, especialmente diante da complexidade dos casos de Direito de Família.
Já a reitora Irmã Maria das Graças afirmou que a nova sede representa um avanço na formação dos alunos e no aprofundamento do debate sobre as transformações das configurações familiares.
Estiveram presentes na cerimônia também o desembargador Sílvio Neves Baptista Filho; o coordenador Estadual de Família do TJPE, desembargador Humberto Vasconcelos; o diretor do Foro da Capital, juiz Saulo Fabianne; a vice-reitora da UNIFAFIRE, Walnea Lima; além de professores, acadêmicos, estudantes, e servidores da universidade.
Por Guilherme Gomes
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br