Notícias
Jovem sem filhos é preso por atraso de pensão alimentícia
No Distrito Federal, um jovem de 20 anos, sem filhos, foi preso por atraso de pensão alimentícia. Ele ficou preso pouco mais de 24 horas, antes do erro ser corrigido pela Defensoria Pública do Distrito Federal – DPDF, durante a audiência de custódia, na quarta-feira (29). As informações são do G1.
O jovem foi preso em 28 de janeiro, com um mandado expedido em Igarapé, em Minas Gerais, de 2017 – quando o rapaz tinha 12 anos. O processo era da cidade de São Paulo.
Após ser preso, o jovem ficou em uma cela de pais que não pagam pensão alimentícia no Complexo da Polícia Civil, na região do Sudoeste, em Brasília. Ele só pode se manifestar durante a audiência de custódia, um dia depois.
Em entrevista ao G1, o defensor público Alexandre Fernandes Silva afirmou que "o erro pode ter ocorrido tanto em Minas ou São Paulo, ou de algum agente externo que tenha incluído os dados desse rapaz no banco nacional de mandados de prisão".
"O que se sabe é que o processo de São Paulo não envolvia prisão civil, o rapaz não era mencionado, e em Minas não havia nenhum processo dele. Então, foi determinado por Minas Gerais cópias à Corregedoria para investigar o caso. Aqui, no Distrito Federal, o juiz acionou também o Conselho Nacional de Justiça para averiguar se foi o caso de um erro ou de alguma fraude no sistema", disse o defensor.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br