Notícias
Comissão de Pesquisa lança Anais Digitais do I Fórum de Igualdade e Gênero
Os Anais Digitais do I Fórum Igualdade e Gênero nos Tribunais em Demandas Familiaristas já estão disponíveis para acesso e download no site do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. A iniciativa da Comissão Nacional de Pesquisa reafirma o compromisso do Instituto com a democratização do conhecimento científico.
Clique aqui e faça o download dos Anais Digitais do I Fórum de Igualdade e Gênero
O I Fórum de Igualdade e Gênero, realizado de forma híbrida na Universidade Metodista e promovido em parceria com a Escola Paulista da Magistratura, abordou aspectos do Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
Fernanda afirma que os Anais são a forma que a comissão dispõe para promover a pesquisa entre os membros do Instituto. Além disso, “registram os temas abordados durante o Fórum para termos um acervo bibliográfico para pesquisa e, em eventos futuros, avançar nas temáticas”, explica a advogada Fernanda Las Casas, presidente da Comissão de Pesquisa do IBDFAM.
“O IBDFAM, em virtude de seus objetivos sociais e científicos, premia a todos com esta publicação aberta dos Anais do Fórum, dando a oportunidade de qualquer pessoa acessar e baixar os artigos submetidos e aprovados pelos pareceristas da sua Comissão Nacional de Pesquisas”, destaca Fernanda.
A programação do evento reuniu quatro mesas de debate sobre: “Implementação do Protocolo de Gênero no Tribunal de São Paulo”, “Lei Maria da Penha como Ação Afirmativa”, “Desigualdade de Gênero e Trabalho” e “Igualdade e Gênero – Avanços e Permanências”.
Segundo Fernanda Las Casas, o IBDFAM participa de forma generosa com a democratização do conhecimento científico, oportunizando a qualquer pessoa que tenha acesso à internet a acessar o conteúdo e compreender conceitos, e percepções diversas, as quais podem ampliar seus horizontes e modificar sua forma de pensar e agir, e assim o Instituto contribui para um desenvolvimento plural, econômico e social, disponibilizando conhecimento de qualidade sobre pontos sensíveis e fundamentais da nossa sociedade.
Para a especialista, o principal desafio foi escolher os temas do edital, em razão da complexidade e relevância dos temas abordados. “É impossível abarcar tudo.”
“É necessário priorizar os temas mais relevantes e atuais, deixando de fora os temas já debatidos em outros momentos. A escolha pelos artigos selecionados foi difícil aos pareceristas, “que foram surpreendidos com temas muito bons e artigos muito bem redigidos. O trabalho foi pela escolha do que certamente não poderia ficar de fora destes Anais”, conclui.
Confira a íntegra do documento.
Por Débora Anunciação
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br