Notícias
Suécia passa a permitir licença remunerada a avós para cuidar dos netos
Entrou em vigor na Suécia uma lei que permite aos avós receber uma licença remunerada para cuidar dos netos por um período de até três meses no primeiro ano de vida da criança. A partir de agora, os pais podem transferir parte do subsídio recebido de licença parental para os avós.
Um casal pode transferir no máximo 45 dias para os avós, ou 90 dias no caso de famílias monoparentais, segundo a Agência de Previdência Social, órgão governamental que administra o sistema de previdência social.
Na Suécia, qualquer pessoa tem o direito de ser completamente desligada do trabalho quando seu filho nasce. A licença parental é paga por cerca de 16 meses. Destes, a compensação para 390 dias é calculada com base no rendimento total de uma pessoa, enquanto nos 90 dias restantes, as pessoas recebem um montante fixo de cerca de R$ 96 por dia.
O país escandinavo também prevê outros benefícios para os pais, como trabalhar em horário reduzido até a criança completar 8 anos. Os funcionários públicos podem ter horas reduzidas até a criança completar 12 anos.
Desde 1974, a Suécia prevê a licença após o nascimento do filho independente do sexo dos genitores. Trata-se do primeiro país do mundo a garantir uma licença parental remunerada para ambos os pais e não apenas para as mães.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br