Notícias
Prática idealizada pelo IBDFAM-DF concorre ao Prêmio Innovare
Atualizado em 04/07/2024
A Oficina de Mediação de Representantes de Turma e Monitores, idealizada e implementada pelas Comissões de Mediação e de Pesquisa e Estudos Acadêmicos do Instituto Brasileiro de Direito de Família, seção Distrito Federal – IBDFAM-DF, em parceria com o Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, concorre ao 21ª edição do Prêmio Innovare, na categoria práticas inovadoras. As finalistas dessa e de outras categorias serão eleitas pela comissão julgadora em outubro.
Na última semana, representantes do IBDFAM-DF se reuniram com Marco Antônio Coêlho Lara, consultor do Instituto Innovare, para apresentar o relatório sobre a iniciativa e explicar sua realização e efetividade para a pacificação social e redução da cultura do litígio.
Estiveram presentes no encontro a presidente do IBDFAM-DF, Ana Carolina Senna, além de Magaly Palhares, Luciana Barbosa Musse, Dulce Furquim e Ninon de Calasans, membros das Comissões de Mediação e de Pesquisa e Estudos Acadêmicos do IBDFAM-DF.
“A Oficina de Mediação de Representantes de Turma e Monitores, demandadas pela professora de graduação em Direito e pela coordenadora do Curso de Direito e de Relações Internacionais do UniCEUB, foram aplicadas com o objetivo de aprimorar as habilidades de comunicação, resolução de conflitos e liderança dos alunos e fomentar a mediação extrajudicial como meio adequado de resolução de conflitos institucionais”, explica Magaly Palhares.
As práticas serão julgadas por especialistas do universo jurídico e acadêmico nacionais que integram a comissão julgadora do prêmio.
“Se ganharmos, passamos a integrar o banco de práticas do Instituto Innovare, com reconhecimento nacional”, acrescenta.
Da esquerda para a direita - Magaly Palhares, Marco Antônio Coêlho Lara, Ana Carolina Senna, Dulce Furquim, Ninon de Calasans e Luciana Barbosa Musse. (Imagem por IBDFAM-DF)
O prêmio
O Prêmio Innovare é uma iniciativa do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia Geral da União e de associações jurídicas e de conselhos de Justiça do Brasil.
A iniciativa incentiva práticas para melhorar o sistema judiciário brasileiro e fazer com que boas ideias sejam aplicadas em todo o Brasil.
Nesta 21ª edição, o prêmio destacará iniciativas voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Os premiados serão conhecidos em uma cerimônia no Supremo Tribunal Federal – STF em dezembro deste ano.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br