Notícias
IBDFAM cria Comissão Nacional de Pesquisas
Atento à importância da atualização do conhecimento por meio da investigação científica, o Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM criou, ad referendum, a Comissão Nacional de Pesquisas, presidida pela advogada Fernanda Las Casas.
A nova comissão será responsável por desenvolver grupos de estudos e pesquisa sobre temas relativos ao Direito das Famílias e das Sucessões e suas conexões. Seu trabalho deverá interagir com as demais comissões temáticas do Instituto e também com os núcleos regionais e estaduais.
“Esta comissão foi formulada e pensada para os membros do IBDFAM e tem por objetivo possibilitar a participação de todos os membros em grupos de pesquisa, permitindo que eles se qualifiquem para a escrita acadêmica”, explica Fernanda Las Casas.
Difusão
A Comissão Nacional de Pesquisas é um desdobramento de um projeto do núcleo regional Santos, do IBDFAM, que desde 2021 desenvolve grupos de pesquisa com foco na ampliação do conhecimento com base no desenvolvimento científico-acadêmico e de debates.
A iniciativa já gerou duas obras coletivas ainda inéditas, como conta a advogada. “A primeira delas é voltada para as repercussões da pandemia da COVID-19 no Direito das Famílias e das Sucessões, cujo prefácio é de autoria de Giselda Hironaka [diretora nacional do IBDFAM] e a apresentação é de Rodrigo da Cunha Pereira [presidente do IBDFAM] e a segunda trata das famílias na pós-modernidade”, aponta.
“A finalidade é ampliar o conhecimento e gerar pesquisa qualificada para que os frutos das pesquisas geradas na Comissão possam contribuir de forma efetiva para auxílio da sociedade, sejam em artigos acadêmicos ou até mesmo na construção de projetos legislativos e sociais", defende.
Profusão
Fernanda Las Casas espera que a Comissão contribua para a construção de um conhecimento marcado pela pluralidade.
“Nascemos repletos de projetos que devem ser realizados a curto, médio e longo prazo. Espero contar com a participação de membros do IBDFAM do Brasil e de outros países para que eles sigam em frente”, afirma.
“Em breve será disponibilizado um canal no site do IBDFAM com informações sobre reuniões, criações de núcleos regionais e estaduais, congressos e etc., e informando como os interessados podem participar”, diz.
Para mais informações, siga @ibdfampesquisa, no Instagram, ou entre em contato por meio do e-mail Ibdfampesquisa@gmail.com.
Por Guilherme Gomes
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br