Notícias
IBDFAM inaugura primeiro núcleo em Angola; assembleia de criação acontece nesta segunda-feira
O primeiro núcleo do IBDFAM em Angola será instalado nesta segunda-feira (13). A assembleia geral de criação será realizada às 14h (horário de Brasília/18h Angola), por meio da plataforma Zoom.
Estarão presentes Rodrigo da Cunha Pereira, presidente nacional do IBDFAM, e Arlindo da Silva Castro, presidente do Núcleo do Instituto em Angola, além de grandes nomes do meio jurídico.
Arlindo Castro acredita que a ida do Instituto para o país representa “um marco fundamental que pode contribuir para a dinamização e modernização do Direito em Angola, em particular do Direito da Família, sem perder de vista a matriz cultural da região”.
Ele explica que em Angola o termo ainda é “Direito da Família”, diferente do Brasil, onde o plural é utilizado para contemplar a diversidade de famílias. “A realidade mostra-nos que em Angola, entre os vários ramos do Direito, o Direito da Família não tem sido o mais aliciante para os juristas e pensamos que, com a implementação do núcleo, podemos mudar esse quadro.”
“O Direito das Famílias do Brasil tem muitas soluções interessantes, o que em uma boa parte se deve ao IBDFAM, onde se destaca a determinação do afeto como valor jurídico. Destarte, com a instalação do núcleo cria-se uma maior aproximação entre as duas realidades e abre-se uma janela de oportunidades para o estudo comparado”, aponta o juiz.
Arlindo também pontua que os associados do IBDFAM têm acesso a um leque muito vasto de jurisprudência, notícias e publicações ligadas ao Direito das Famílias do Brasil, que podem ajudar no melhor conhecimento da realidade no país.
Acesse e participe!
Link da reunião:
https://us06web.zoom.us/j/9811123679
ID da reunião: 981 112 3679
Por Débora Anunciação
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br