Notícias
Busca Ativa Nacional iniciou mais de 60 processos de adoção em 2022
No segundo semestre de 2022, 62 crianças e adolescentes foram identificados pelo programa de Busca Ativa Nacional, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, e tiveram o processo de adoção iniciado. O programa auxilia na adoção de crianças e adolescentes fora do perfil mais buscado pelos pretendentes registrados no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento – SNA.
A Busca Ativa já acontecia em nível estadual. O método consiste em disponibilizar informações, fotos e vídeos de crianças e jovens com dificuldades para serem adotados por famílias pretendentes que, a princípio, não cadastraram interesse por aqueles perfis.
Conforme dados do SNA, já foram encaminhadas informações de 951 das mais de quatro mil crianças hoje aptas à adoção. Desde 2019, 15% dos 13 mil adotados tinham mais de 12 anos. Atualmente, apenas 355 famílias aceitam adolescentes nessa faixa etária.
Uma exigência para as famílias interessadas é que as crianças menores sejam adotadas com os irmãos. Quarenta e cinco dos 62 jovens em processo de adoção, por meio da Busca Ativa, têm pelo menos um irmão. Além disso, 17 deles têm mais de 12 anos.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br