Notícias
Conheça o Programa de Doctorado en Ciencias Jurídicas da FCIS; associados ao IBDFAM têm desconto

Associados ao Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM têm desconto no Programa de Doctorado en Ciencias Jurídicas da Facultad Interamericana en Ciencias Sociales – FCIS, em convênio com o Instituto Latinoamericano de Capacitación, Estudios y Posgrado – ILAMECPOS. O curso, com início programado para 17 de março de 2023, terá aulas presenciais e on-line com professores de países como Brasil, Argentina, Itália, Peru e Rússia.
Ao longo de dois anos, os alunos acompanharão aulas sobre temas pensados a partir das seguintes linhas de pesquisa:
- Análise Econômica do Direito, Tributação e Gênero;
- Ciências Penais e Direitos Humanos;
- Questões Sociais e Justiça Restaurativa;
- Direito de Família e Gênero;
- Direito Comparado Privado e Público;
- Direito Internacional Privado e Público;
- Empresa, Empreendimento, Gestão e Liderança;
- Filosofia, Ética e Educação Jurídica;
- Novas Tecnologias, Direitos Humanos e Bioética;
-
Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos.
Um dos objetivos do Programa é que o doutorando adquira as competências necessárias para desenvolver uma dissertação ou uma tese com base em uma perspectiva reflexiva de temas jurídicos e sociais contemporâneos, como explica o professor Jorge Augusto de Medeiros Pinheiro, coordenador acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas – FICS.
"Uma das missões básicas da instituição de Ensino Superior é a formação de alunos na investigação científica e se culmina com os estudos de pós-graduação, constituindo espaços acadêmicos destinados à capacitação, atualização e o aperfeiçoamento de profissionais, docentes e investigadores em uma área temática, levando a títulos acadêmicos de Mestre e de Doutor", ele explica.
Reconhecimento internacional
O professor destaca que o Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da FICS é comprometido com a formação de recursos humanos na América do Sul. Os títulos de mestrado e doutorado emitidos pela instituição são reconhecidos pela Plataforma Carolina Bori, o que a diferencia de outras instituições de ensino da região.
"Outro diferencial é o corpo docente internacional gerando a troca de conhecimentos e experiências com profissionais de outros países, que fornecerão ao aluno uma visão macro do que acontece, não somente na região sul-americana, mas proporcionando a oportunidade de aprender o conhecimento das ciências jurídicas de um país ibérico e outro do leste europeu", afirma.
O corpo docente do Programa de Doctorado en Ciencias Jurídicas é formado por 11 professores, sendo quatro argentinos, quatro brasileiros, uma italiana, um peruano e uma russa. Na sala de aula, os idiomas utilizados serão o português e o espanhol.
Ciências Sociais e outras áreas afins
Jorge Augusto de Medeiros Pinheiro comenta que o Programa pretende ir além das Ciências Jurídicas, por isso fazem parte dele professores das Ciências Sociais e convidados palestrantes de outras áreas afins.
"Realizar um doutorado internacional é uma possibilidade única de expandir conhecimento e estimular o pensamento crítico. Ao concluir o curso, o aluno deverá ter uma visão mais analítica e com maior compreensão do mundo, incrementando seu networking por meio da rede de profissionais com que irá se relacionar trocando conhecimento, aprendizagem e novas experiências que, certamente, vão contribuir para a sua vida profissional", pontua o professor.
"O título de Doutor também permite a possibilidade de o aluno entrar para a área acadêmica, atuando em universidades ou institutos de pesquisa, gerando estudos acadêmico-científicos", ele acrescenta.
Para saber mais sobre o Programa de Doctorado en Ciencias Jurídicas da FCIS entre em contato por meio dos e-mails: doctorado.fics@gmail.com e instituto.ilamecpos@gmail.com
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br