Notícias
Primeiro Encontro das Comissões Estaduais de Mediação divulga programação; Confira!
Divulgada nesta terça-feira (27), a programação do Primeiro Encontro das Comissões Estaduais de Mediação reúne grandes nomes do cenário da mediação nacional.
Inscreva-se e garanta a sua participação. As vagas são limitadas.
O evento, promovido pela Comissão de Mediação do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, será realizado em 14 de outubro, a partir das 9h, por meio da plataforma Zoom.
Confira, a seguir, a íntegra da programação:
9h
Abertura: Rodrigo da Cunha Pereira / Maria Berenice Dias
9h20
Juliano Carneiro Veiga – juiz de Direito do TJMG, 2º vice-presidente do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação - FONAMEC – CNJ
9h40
Juliana Polloni. Presidente do Fórum Nacional de Mediação – FONAME. Advogada. Mestre em Direito e Doutora em Serviço Social. Mediadora de conflitos e de relacionamentos. Facilitadora de conversações colaborativo-dialógicas. Especialista em Comunicação Não-Violenta.
10h – A Mediação como instrumento na composição de contratos de Direito de Família
IBDFAM-SP – Sandra Bayer. Mediadora. Advogada colaborativa e professora universitária de Mediação e Arbitragem da FMU-SP. Graduada, Mestre e Doutora em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Copresidente da Comissão de Soluções Extrajudiciais do IBDFAM-SP. Coordenadora de Mediação da Comissão de Soluções Consensuais de Conflito da OAB-SP.
10h20 – A Mediação como espaço de qualificação da convivência familiar e pacificação social
IBDFAM-RS – Nelnie Viale Lorenzoni. Advogada e Psicopedagoga. Mestre em Mediação e Negociação pelo IUKB/Suíça/Buenos Aires. Mediadora privada. Instrutora e supervisora em Mediação. Membra da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto e Comissão da Mulher Advogada OAB-RS. Livro: Encantando Corações: A gestão de conflitos na Escola Pública do RS, Corag-2016.
10h40 – O papel da academia no fortalecimento das práticas autocompositivas no Direito das Famílias
IBDFAM-MA – Maíra Castro. Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Assessora da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão. Professora do curso de Direito da UNDB. Autora do livro: Teoria do Agir Comunicativo e Métodos Adequados de Resolução de Conflitos.
11h – O papel do advogado nas Mediações e Negociações Familiares
IBDFAM-TO – INDIRA MATOS. Advogada. Mediadora. Gestora da Accordare Câmara de Mediação e Arbitragem. Pós-graduanda em Métodos Adequados de solução de conflitos.
11h20 – Mediação Sistêmica: Um novo olhar para a solução dos conflitos familiares
IBDFAM-MG – DANIELLE DE FATIMA SANTOS DA SILVA. Advogada. Conciliadora. Mediadora. Consteladora Familiar. Especialista em Direito das Famílias.
11h40 – A previsão de cláusula contratual de mediação extrajudicial nos contratos advocatícios e novos desafios
IBDFAM-DF – NINON ROSE DE CALASANS CARVALHO - Advogada. Especialista em Processo Civil. Sócia da Resolver Câmara de Arbitragem mediação e conciliação. Secretária Adjunta da Comissão da Pessoa com deficiência da Seccional de Samambaia da OAB-DF.
12h – 13h - Almoço
13h – PL 890/2022 e os rumos das Práticas Colaborativas
IBDFAM-Práticas Colaborativas – LIVIA CAETANO. Advogada. Diretora do Núcleo de Práticas Colaborativas da Comissão Nacional de Mediação do IBDFAM. Presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB-RJ. Docente do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas. Mediadora Judicial.
13h20 – Parceria de sucesso: advocacia familiarista e profissionais da mediação em busca da melhor gestão dos conflitos familiares
IBDFAM-CE – ANA KARINE PESSOA CAVALCANTE MIRANDA. Presidente da Comissão de Práticas Colaborativas e Meios Adequados de Solução de Conflitos. Atuando como mediadora de conflitos há mais de 19 anos, tem auxiliado na gestão e facilitação de diálogo junto a pessoas, famílias, empresas e instituições públicas. Advogada colaborativa e Administradora de empresas. Doutora em Direito e Sociologia. Mestre em Mediação e Gestão de Conflitos Interdisciplinares. Professora universitária. Diretora Executiva do Instituto Jusdiälogus.
13h40 – Práticas Colaborativas e Mediação – mais do mesmo?
IBDFAM-AL – KARIN MARIA M MARQUES. Advogada colaborativa. Professora de graduação e pós-graduação nos cursos de Direito. Mestra pelo Centro Universitário Tiradentes – UNIT. Mediadora certificada pela ESMAL e ICFML. Secretária Geral da Comissão de Direito Mediação e Arbitragem da OAB-AL. Membro da Comissão Nacional da OAB de Práticas Colaborativas.
14h – Soraya Nunes – Presidente do CONIMA- Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem.
14h20 – Reconstrução do respeito pela Mediação Familiar
IBDFAM-ES – ALLINE BERGER. Servidora Pública do TJES. Mediadora Judicial (TJES - CNJ). Certificada pelo ICFML. Pós-graduada em Resolução Consensual de Conflitos (Conciliação, Mediação e Arbitragem). Especialista em Mediação Familiar. Instrutora em Formação em Mediação Judicial (TJES - CNJ).
14h40 – A Constelação familiar como ferramenta auxiliar da mediação
IBDFAM-SE – JOÃO ALBERTO SANTOS DE OLIVEIRA. Advogado. Professor universitário. Presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-SE. Superintendente Regional do CONIMA-SE. Autor do livro “Passo a passo da Mediação: dentro de uma visão sistêmica”.
15h – Mediação Extrajudicial: aspectos mercadológicos e regionais
IBDFAM-BA – LUCIA G ROSAS. Mentora. Advogada colaborativa. Mediadora. Escritora. Palestrante. Docente. Mestre e Doutora em Família pela UCSAL. idealizadora da Mentoria INSIGHT para advogados e mediadores. Especialista em Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos. Preside a Comissão de Práticas Colaborativas da OAB-BA e a Comissão de Práticas Colaborativas e Mediação do IBDFAM-BA.
15h20 – Autoconhecimento do mediador
IBDFAM-GO – ANALICE ARRUDA VINHAL. Doutora em Psicologia pela PUC-GO. Mestre em Family Sciences - Brigham Young University. Especialista em Psicologia Jurídica. Especialista em Direito de Família. Especialista em Terapia Familiar e de Casal. Docente no programa de graduação e pós-graduação da PUC-GO.
15h40 – Advocacia colaborativa e mediação: convergências e singularidades
IBDFAM-PR – SYNDIA NARA POSTAL. Advogada colaborativa certificada pelo IBPC e regularmente inscrita na OAB-PR sob nº 25.272. Mediadora certificada pelo NUPEMEC TJPR (CNJ), IMAB e IMAP. Mestre em Psicologia Forense. Pós-Graduada em Direito de Família e Sucessões, Estado Democrático de Direito e Desenvolvimento Gerencial. Diretora Estadual do IBPC-PR. Presidente da Comissão da Advocacia Colaborativa da OAB PR. Membro Relatora da Comissão de Direito das Famílias e Membro Efetiva da Comissão de Mediação da OAB-PR. Fundadora da SNP – Advocacia e Mediação. Associada do IBDFAM e do IBPC. Atuante na área do Direito de Família e Sucessões. Autora do livro “Práticas Colaborativas no Direito de Família – um estudo de representações sociais”.
16h – Desafios da mediação extrajudicial no Direito de Família
IBDFAM-RO – JOCENY TAVARES J. S. B. RAMOS. Advogada. Mediadora. Arbitralista extrajudicial. Pós-graduação em Direito Cível e Processo Cível.
16h20 – CÁTIA CEBOLA. Presidente do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML.
16h40 – Mediação Familiar como garantia dos princípios constitucionais e proteção das famílias
IBDFAM-MS – NATHALLIA MAKSOUD. Advogada. Especialista em Direito das Famílias e Sucessões - Damásio/SP. Especialista em Direito Processual Civil - UCAM/RJ. Mediadora certificada pelo TJMS nos moldes do CNJ. Capacitada em Psicologia Jurídica pelo Instituto Jorge Trindade/RS. Secretária-Geral do IBDFAM-MS. Copresidente da Comissão de Direito de Família da OAB-MS.
17h – Mediação e Conciliação: a experiência da implementação da mediação e conciliação no interior do Amazonas
IBDFAM-AM – ANDREA BASILIO. Psicóloga. Bacharel em Direito. Especialista em Psicologia Cognitiva Comportamental na Infância e Adolescência pelo INTCG (2017). Certificado pelo Proficoncept Centro de Formação Profissional Certificado pela DGERT – Direção Geral do Ensino e das Relações de Trabalho. Portugal (2017).
17h20 – A importância da valorização dos mediadores
IBDFAM-SC – DANIEL STÄHELIN. Mediador e Advogado Colaborativo. Especialista em Mediação e Conciliação, em Neuropsicologia e em Terapia de Casais e Família, todos pela UniBF. Graduado em Direito pela Uniban. Presidente em exercício da Comissão de Conciliação e Mediação da OAB-SC. Professor e Tutor de Mediação.
17h40 – A potencialidade dos pactos consensuais no direito das famílias
IBDFAM-RJ – RENATA VILELA MULTEDO. Doutora e mestre em Direito Civil pela UERJ. Professora do Grupo IBMEC e dos cursos de pós-graduação da PUC-Rio. Advogada e mediadora de conflitos com ênfase em família, sucessões e empresarial.
18h – Encerramento
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br