Notícias
Número de casamentos cresce 14 por cento no DF
No Distrito Federal, o número de casamentos civis aumentou no primeiro mês de vigência da Lei 14.382/2022, que efetiva o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos – SERP. Sancionada em julho, a norma moderniza e unifica sistemas de cartórios em todo o país e permite registros e consultas pela internet.
Conforme dados apurados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais – Arpen-Brasil, que reúne os 14 cartórios de registro civil no Distrito Federal, foram registrados 1.993 casamentos em julho. O número representa um percentual de 13,9% a mais que junho, quando foram realizadas 1.749 celebrações.
Entre as novidades, a nova lei reduziu os prazos de habilitação e celebração do matrimônio. Agora, um casal consegue estar oficialmente casado em até 20 dias – desde que esteja com a documentação em ordem e não exista impedimento legal.
Ainda segundo a Arpen, só neste ano o DF já registrou um total de 13.895 casamentos, um número 3,9% maior que o verificado no mesmo período de 2021. Se comparado com 2020, o aumento foi de 55,4%.
Leia mais: Nova Lei de Registros Públicos desburocratiza e traz mais celeridade aos cartórios brasileiros
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br