Notícias
Justiça goiana já utiliza Metaverso em iniciativa inédita no Brasil
A Segunda Vara de Família e Sucessões e o Segundo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos – Cejusc, ambos em Goiânia, protagonizam uma iniciativa inédita na Justiça brasileira ao utilizarem o Metaverso para serem realizados atendimentos, reuniões, receber advogados e resolver questões administrativas.
A iniciativa é de Aline Vieira Tomás, diretora do Foro da comarca de Anápolis. Para ela, utilizar a plataforma de realidade virtual aumentada é uma forma de aproximar o Judiciário do cidadão. Por conta disso, ela decidiu criar o espaço virtual e divulgá-lo para advogados e usuários do serviços.
O projeto-piloto foi elaborado dentro de uma plataforma oficial da Microsoft, chamada Alt Space VR. Nela, os usuários ingressam e configuram avatares para, a partir daí, transitar por ambientes virtuais.
Na plataforma, são realizadas atividades como a preparação e a atividade jurisdicional propriamente dita, a depender da regulamentação.
A magistrada observa que o uso do Metaverso no Judiciário ainda é incipiente. No entanto, ela acredita que, em um futuro próximo, quando os avatares forem substituídos por hologramas, tornando a representação virtual muito próxima do real, atividades como entrevistas e oitivas de testemunhas poderão ser realizadas por lá.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br