Artigos
BOLETIM GAA ANGOLA — AJUDANDO NA FORMAÇÃO DE FAMÍLIAS
Ao longo deste ano, o Grupo de Apoio à Adopção em Angola (GAA Angola) manteve-se bastante activo, realizando reuniões mensais destinadas a preparar pessoas para a adopção.
Nestas reuniões, utiliza-se a escrita terapêutica com base nos Diálogos Internos, inspirados na Terapia Narrativa de Michael White. Para esse fim, cada candidato à adopção preparado pelo GAA Angola produz os textos antecipadamente, que depois são partilhados com os outros participantes durante os encontros. Os participantes que escutam os textos lidos são, então, convidados a reflectir sobre como as experiências que ouviram se reflectem nas suas próprias vidas.
As reuniões promovidas pelo GAA Angola não são apenas informativas, mas acima de tudo formativas, promovendo o amadurecimento emocional de cada participante.
Além disso, o trabalho desenvolvido pelo grupo procura ajudar o candidato a superar a idealização da adopção, oferecendo-lhe uma visão clara da realidade do Processo de Adopção e do que significa acolher um Filho Real.
Desta forma, o GAA Angola, perseguindo o objectivo de ajudar na construção de famílias sólidas e estáveis, contribui para que o candidato consiga fazer uma adopção legal, segura e para sempre.
Temas abordados nas reuniões do GAA Angola em 2024
Fevereiro – A importância da história de vida da criança: porque lhe contar sobre a sua adopção?
Março – Formação de vínculos afectivos entre adoptante e adoptado: qual é a importância do período de quarentena?
Abril – Qual é o significado dos testes realizados pela criança com os pais adoptivos nos primeiros meses de convivência?
Maio – Os preconceitos associados à adopção em Angola: mitos e realidades.
Junho – Aniversário do GAA Angola.
Julho – Organização financeira para a adopção.
Agosto – Como incluir a família extensa e os amigos no processo adoptivo?
Setembro – Tramitação processual da adopção.
Outubro – A adopção e a escola.
Novembro – A licença de maternidade no processo adoptivo.
Trabalho de ampliação do alcance internacional do GAA Angola
O GAA Angola tem vindo a ampliar o seu alcance, promovendo, nas reuniões, a participação de outros países de expressão portuguesa que integram os núcleos do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Este esforço visa, assim, partilhar o modelo de actuação do grupo com as outras geografias.
Durante o ano de 2024, registou-se a presença de participantes dos núcleos IBDFAM de Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, bem como de pessoas residentes em outros países de língua portuguesa, como Brasil e Portugal, e ainda de países como Suíça, Noruega e Hungria. Este intercâmbio enriquece as discussões e fortalece a rede de apoio à adopção em contextos culturais diversos.
Além disso, o GAA Angola contou com convidados especiais de Angola, com destaque para a Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, a Dra. Ana Paula Sacramento Neto; a Presidente e a Vice-Presidente da 8.ª Comissão da Assembleia Nacional (Comissão da Família, Infância e Acção Social), a Dra. Clarice Mukinda e a Dra. Djamila de Almeida; bem como representantes do Ministério da Justiça, que é o órgão central de Angola para a recepção de processos de adopção internacional. A presença de procuradoras das salas de família e de advogados interessados em compreender o funcionamento dos grupos de apoio à adopção trouxe, por outro lado, valiosas contribuições para as reuniões.
O GAA Angola tem crescido significativamente e, após um ano e meio de reuniões, já conta com a participação de 22 famílias que, com regularidade e assiduidade, partilham os seus desafios diários. Importante lembrar que o GAA Angola é uma novidade para a realidade africana e angolana em particular, sendo o primeiro grupo de apoio à adopção de África.
Tudo tem sido feito para que o grupo se torne mais amplamente divulgado, com entrevistas em televisões angolanas, informações disseminadas junto das salas de família, de justiça juvenil e pelas redes sociais.
Que o 2025 seja tão bom quanto o 2024 ou, se possível, ainda melhor. Um feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos.
Bem hajam!
Luanda, Angola, aos 30 de Novembro de 2024.
Iracelma Medeiros Filipe – Presidente
Jadete Calixto – Psicóloga Coordenadora
Os artigos assinados aqui publicados são inteiramente de responsabilidade de seus autores e não expressam posicionamento institucional do IBDFAM