Artigos
Intercâmbio Cultural Brasil-Canadá
Fonte: Boletim do IBDFAM nº 23
O IBDFAM integra um importante projeto em prol da divulgação da mediação familiar. O projeto, que aborda as experiências já realizadas no Canadá, visa a embasar o desenvolvimento do instituto no Brasil, afirmando certas tendências e afastando outras que não correspondem aos traços do brasileiro cordial. O projeto é composto de três fases: um documentário, a edição de um livro e a implantação da formação de mediadores familiares.
A primeira fase do projeto, com duração prevista para seis meses, já teve início no Canadá, em Montréal, em setembro deste ano. Estão sendo filmados alguns casais em separação, com o acompanhamento integral do procedimento por dois mediadores brasileiros, visando à produção de um documentário que espelhe, o mais próximo possível, a prática da mediação. Os recursos financeiros para esta fase do projeto advêm da CIDA - Canadian International Development Agency (CIDA), por intermédio do Consulado do Canadá, oriundos de um fundo de apoio a reformas do setor público e social de países com o perfil do Brasil.
Para as demais fases do projeto estão sendo captados recursos com os incentivos da Lei Rouanet. Estes valores convergirão ao IBDFAM, posto que este exercerá a função distributiva de investimentos, tendo em vista a responsabilidade institucional e operacional assumida para a execução destas etapas complementares.
O livro a ser editado na segunda fase do projeto terá a coordenação científica do IBDFAM, contendo um relatório nacional do desenvolvimento da mediação familiar no Brasil, a ser elaborado com a participação de todos os Estados da federação com representação do IBDFAM. Conterá, também, o relatório das observações colhidas durante as filmagens no Canadá, assim como das entrevistas realizadas naquele País, com mediadores e profissionais que trabalham com conflitos familiares. A publicação conterá artigos de mediação familiar de autores brasileiros e estrangeiros, versando sobre a mediação familiar interdisciplinar, com ênfase na importância do conhecimento da Psicanálise como contribuição indispensável à mediação.
A terceira fase do projeto versará a formação de mediadores familiares, com embasamento teórico criteriosamente construído durante o desenvolvimento das fases precedentes. A metodologia a ser adotada será fruto da observação e da reflexão advinda da elaboração dos relatórios já mencionados, para corresponder à efetiva demanda da mediação familiar.
Assim, o IBDFAM está inserido em importante projeto de mediação familiar interdisciplinar, de âmbito internacional.
Os artigos assinados aqui publicados são inteiramente de responsabilidade de seus autores e não expressam posicionamento institucional do IBDFAM