Notícias
XIII Congresso reafirma compromisso do IBDFAM na luta por respeito a todas as formas de amor
"Toda forma de amor vale amar" é o tema da palestra da advogada Maria Berenice Dias no XIII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões. A abordagem integra painel sobre sexualidade, identidade e gênero. Iniciativa do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, o evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 de outubro. Inscreva-se.
Vice-presidente do IBDFAM, Maria Berenice Dias vai evocar, em sua exposição, uma luta da qual o Instituto faz parte desde sua fundação, há 24 anos. O próximo evento nacional, realizado pela primeira vez em formato on-line, vai reafirmar o compromisso com o afeto, verdadeiro alicerce das relações familiares.
“Foi o IBDFAM quem identificou o núcleo das relações familiares, quer da ordem da conjugalidade, quer da ordem da parentalidade. Ao isolar afeto como elemento comum, acabou levando ao alargamento do conceito de família e também a descortinar responsabilidade decorrente desses vínculos”, comenta a advogada.
Berenice sintetiza o IBDFAM como um Instituto que prega a ética do afeto. “Começamos a falar em Direito das Famílias, a partir de um conceito plural, mais rente à realidade da vida como ela é, em que se enlaçam várias estruturas de convívio, com vários formatos, formas de existência, tanto nesses vínculos vivenciais como também os vínculos parentais.”
O amor entre pais e filhos não está somente ligado ao vínculo biológico. “Hoje em dia, a palavra filho não comporta qualquer adjetivação com relação à origem. O número de vínculos parentais que uma criança pode ter não mais se limita a um pai e uma mãe”, destaca. A bandeira das famílias homotransafetivas também é desfraldada pelo IBDFAM.
Eventos do IBDFAM também são marcados pelo afeto
O XIII Congresso do IBDFAM será a primeira edição on-line. “Nossos encontros sempre foram vincados pela proximidade, que nos une a ponto de nos chamarmos de ibedermanos. Como diz o Rodrigo [da Cunha Pereira], nosso presidente, mesmo nesses eventos virtuais, existe o vínculo da afetividade”, afirma Maria Berenice Dias.
A situação excepcional, motivada pela pandemia da Covid-19, traz a oportunidade de ampliar o público do evento, sempre tão numeroso. “Nossos congressos sempre cresceram muito em número de participantes. Mais de uma vez, tivemos que trocar o local de sua realização e, infelizmente, em quase todas as edições, recusamos inscrições de pessoas porque atingimos a lotação máxima.”
Com uma edição on-line, a expectativa é que a programação possa atender a uma audiência ainda maior. “As pessoas vão poder participar seja do lugar onde estiverem, em qualquer país. Acredito que isso é o que vai marcar esse congresso: ainda que sem a proximidade que nos marcou tanto, mas com um espectro muito grande de público”.
Sexualidade, identidade e gênero
A abordagem integra o Painel 23, que enfoca “Sexualidade, identidade e gênero”, na sexta-feira, dia 29 de outubro, das 15h às 16h. A mesa terá Priscila Morégola como presidente e também contará com palestra de Márcia Fidélis. Confira a íntegra da programação.
Prospecções sobre o presente e o futuro
O XIII Congresso do IBDFAM será em homenagem ao jurista Zeno Veloso (1945-2021), cofundador e um dos maiores entusiastas do Instituto. Com o tema geral “Prospecções sobre o presente e o futuro”, a programação trata dos principais assuntos relacionados às famílias contemporâneas. Saiba mais sobre o evento.
Inscrições
Fique atento: as vagas para o XIII Congresso do IBDFAM são limitadas. A participação só será garantida após a confirmação do pagamento. Clique aqui e garanta a sua inscrição.
Propostas de enunciados
Também está aberto o prazo para envio de propostas de enunciados para o IBDFAM. Os escolhidos serão anunciados na abertura do evento, em 27 de outubro. A participação é exclusiva para membros do Instituto. O envio deverá ser realizado até 30 de agosto, pelo site oficial ou pelo e-mail enunciados@ibdfam.org.br. A sugestão deve ser feita em frases curtas, com breve justificativa apontando a referência normativa em questão. Saiba mais.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br