Notícias
Combate à Alienação Parental: Função do psicólogo e mudanças com projeto aprovado no Senado estão em destaque no quarto episódio do podcast
A importância do psicólogo e as mudanças com a aprovação do Projeto de Lei 634/2022 são abordadas no quarto episódio do podcast Combate à Alienação Parental, divulgado nesta quarta-feira (20). A entrevistada é a psicanalista Giselle Câmara Groeninga, diretora de relações interdisciplinares do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. Ouça agora no SoundCloud ou no Spotify.
“O psicólogo foi novamente levado a um lugar de importância nas discussões em relação à Lei da Alienação Parental”, comenta a psicanalista Giselle Groeninga. Ela observa que o referido projeto de lei, aprovado na semana passada pelo Senado Federal, se preocupou em modificar os procedimentos de acompanhamento psicológico, que têm grande importância no curso dos processos.
Na entrevista, a psicanalista aborda a importância dos psicólogos na identificação de fatores inconscientes, dinâmicas disfuncionais, na ocorrência e no grau da alienação praticada. Ela ainda elenca os prejuízos de ordem psíquica sofridos pela criança ou adolescente vítima do afastamento de um membro da família.
O podcast Combate à Alienação Parental integra as ações do IBDFAM voltadas para o Dia Internacional contra a Alienação Parental, lembrado em 25 de abril. Ouça agora no SoundCloud ou no Spotify.
Ouça também os três episódios já divulgados do podcast Combate à Alienação Parental:
#1 Debate sobre a Lei 12.318/2010 e atualizações sobre o tema – Renata Nepomuceno e Cysne
#2 Alienação familiar e educação parental – Bruna Barbieri Waquim
#3 Autoalienação parental e a importância da mediação – Edna Maria Galvão
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br